Motoristas fazem manifestação pelas ruas de Paranavaí

Amanhã haverá manifestação nas ruas centrais de Paranavaí. O principal objetivo da carreata é pedir mudanças no sistema de controle de velocidade dos veículos. O início está previsto para 10h30, na Praça dos Pioneiros.
Celso Luiz Ferreira Santos, um dos organizadores da mobilização, disse que pelas redes sociais e nas conversas com amigos é possível calcular a participação de pelo menos 200 motoristas.
Segundo ele, a intenção não é assumir um posicionamento contrário ao uso dos radares em Paranavaí, mas buscar alternativas que confirmem o caráter educativo e não punitivo do equipamento em Paranavaí.
O primeiro passo, argumentou Santos, é aumentar o limite máximo de velocidade em algumas vias da cidade. Ele citou o caso da Rua Luís Spigolon, onde o veículo não pode trafegar acima de 40 quilômetros por hora. “Não tem como andar nessa velocidade”.
Santos também sugeriu mudanças na forma como os radares são utilizados. “Que sejam fixos e não fiquem escondidos”, defendeu. Para ele, o fato de o motorista não saber onde os equipamentos estão faz aumentar a quantidade de multas.
O secretário municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Wesley Izidoro Pereira, disse que a Prefeitura de Paranavaí está antecipando soluções para algumas reivindicações feitas pela comunidade.
Para se ter uma ideia, algumas vias da cidade já passaram por mudanças no limite de velocidade. No caso das Avenidas Rio Grande do Norte e Pernambuco, o máximo permitido era de 40 quilômetros por hora foi ampliado para 50.
As alterações, disse Pereira, estão garantindo maior mobilidade para os motoristas e só foram aplicadas porque estudos técnicos feitos pela equipe de engenharia de trânsito mostraram que houve redução na incidência de colisões por excesso de velocidade.
Em relação à sinalização das vias fiscalizadas pelo radar, o secretário informou que estão sendo identificadas nos dois sentidos. Além disso, existe a possibilidade de que sejam adquiridas novas placas. “Vamos aumentar a sinalização”.
Outro ponto ressaltado por Pereira é que alguns orçamentos estão sendo feitos para que a Administração Municipal avalie a viabilidade de comprar radares fixos para controle de velocidade e para evitar que os motoristas avancem o sinal vermelho nos semáforos.
O gerente administrativo da Diretoria de Trânsito (Ditran), Gabriel dos Santos Luiz, informou que na comparação com anos anteriores, não houve grande redução na quantidade de multas geradas pelo excesso de velocidade. O que diminuiu foi a gravidade das infrações.