Motoristas são alertados sobre riscos de falar ao celular enquanto dirigem
O Comitê Vida no Trânsito realizou na manhã de ontem atividades relacionadas à Semana do Trânsito no centro de Paranavaí. A panfletagem alertou os motoristas e motociclistas sobre os riscos de conduzir veículos e falar ou digitar no aparelho de telefone celular ao mesmo tempo.
O panfleto alerta que dirigir e usar o celular aumenta em 400% o risco de envolver-se em acidente. Os condutores de veículos também foram alertados que em média são cinco segundos o tempo necessário para digitar um número de telefone. Nesse tempo o veículo percorre uma distância de 140 metros se estiver em uma velocidade de 100 quilômetros.
Além disso, os condutores receberam a informação que caso forem flagrados dirigindo e manuseando o aparelho de telefone celular serão multados em R$ 293,47 e terão sete pontos acrescidos na carteira de habilitação. Ao ultrapassar 20 pontos em um ano, o titular pode ter suspenso o direito de dirigir
PROGRAMAÇÃO – Até a próxima segunda-feira (25) diversas atividades estarão sendo desenvolvidas em Paranavaí. Em cada dia será trabalhado um assunto específico. Hoje (20) as ações acontecerão na esquina da Rua Getúlio Vargas esquina com a Souza Naves (no Calçadão).
Será abordado o uso do cinto de segurança. Entre as informações que serão repassadas aos motoristas está a que o uso do dispositivo de segurança no banco traseiro reduz em 75% o risco de morte em caso de acidente.
Amanhã (21) a panfletagem acontecerá na Avenida Heitor Furtado esquina com a Rua Luiz Spigolon. Os voluntários da Semana do Trânsito irão trabalhar o risco do excesso de velocidade que é hoje a infração de trânsito mais cometida pelos paranaenses.
Na noite da sexta-feira (22) serão realizadas abordagens em bares noturnos com o objetivo de alertar para o risco de ingerir bebidas alcoólicas e dirigir. Entre os dados que serão abordados, as pessoas serão informadas que o condutor de veículo que se recusar a fazer o teste do bafômetro deve ser multado em R$ 2.934,70. Além disso, pode ter a carteira de habilitação suspensa por 12 meses.
Fechando as atividades na segunda-feira (25) acontecerá uma panfletagem na esquina da Rua Pernambuco com a Rua Souza Naves. Os motoristas serão alertados sobre a necessidade de usar a seta para prevenir acidentes de trânsito. Ela é a principal comunicação entre o motorista, motociclista e pedestres.