Muita gente na caminhada de combate ao câncer infantil

Apesar de a manhã de domingo ter sido parcialmente nublada, muita gente saiu de casa para prestigiar a Caminhada Passos que Salvam, que percorreu as ruas centrais de Paranavaí com saída da Praça dos Pioneiros.
A caminhada é voltada para a prevenção e conscientização em relação ao câncer infantil e juvenil, promovida nacionalmente pelo Hospital de Câncer de Barretos.
O coordenador do evento em Paranavaí, Antonio Valmir Trossini, informou ontem que ainda fechava o número de kits (camiseta, mochila e boné) da campanha vendidos na cidade. Deve fechar em 750 kits, gerando renda superior a R$ 26 mil.
O recurso é revertido integralmente para o Hospital de Câncer. Muita gente comprou os kits e não pôde participar por causa das condições do tempo. “Todos merecem nossos agradecimentos”, resume.
Trossini detalha que, embora seja oportuna a ajuda financeira, o principal objetivo é chamar a atenção para a detecção precoce do câncer infantil e juvenil. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura.
Na unidade de Barretos atualmente a cura é de 92% dos casos, realidade diferente do restante do país, cuja a média ainda é de 55%. No maior hospital de câncer em criança do mundo – Saint Jude – em Menphis – o índice de cura chega a 95%, resultante de amplas campanhas de conscientização para a detecção precoce.
ALERTA AOS PAIS – Dores na cabeça e vômito pela manhã; caroços no pescoço, nas axilas e nas virilhas, ínguas que não se resolvem; dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças; manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas; aumento de tamanho da barriga; brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.
Ao notar um ou mais desses sintomas, pais ou responsáveis devem procurar acompanhamento médico.