Município dobra carga horária de dentistas de 20 para 40 horas semanais

Foi publicado no diário oficial do município, de terça-feira, o decreto que regulamenta a dobra da carga horária de 14 profissionais da odontologia da Secretaria Municipal de Saúde. Com a dobra, os dentistas que antes trabalhavam quatro horas por dia agora passarão a trabalhar oito horas diárias.
O vencimento inicial que era de R$ 1.968,00 para 20 horas de trabalho semanal agora passa para R$ 3.856,12 para 40 horas semanais.
De acordo com a secretária interina da Saúde, Selma Weber, já a partir desta semana os 14 servidores irão atuar juntamente com as equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF) em todas as Unidades Básicas de Saúde e na maioria dos bairros da cidade.
As regiões que ainda não possuem cobertura do programa serão atendidas pelos demais dentistas do município, que hoje conta com 34 profissionais no seu quadro.
Paranavaí possui atualmente 17 equipes da ESF e outras oito já foram aprovadas pelo Ministério da Saúde, permitindo a ampliação deste número para 24 equipes e uma cobertura de atendimento de 100% da população. Segundo a secretária, a contratação dos profissionais aprovados em concurso, que já está em tramitação, acontecerá em janeiro próximo.
Para garantir que essa cobertura contemple também a saúde bucal, a Secretaria Municipal de Saúde já enviou ao Ministério da Saúde um outro projeto solicitando que todas as 24 equipes sejam complementadas com profissionais da odontologia. Com a aprovação deste projeto, a população de Paranavaí passará a contar com 100% de cobertura odontológica.
PRÓTESES DENTÁRIAS – Uma outra novidade para a população é que, com a inclusão dos profissionais da saúde bucal nas 14 equipes do ESF, o município se prepara agora para dar início a implantação do Programa Brasil Sorridente em parceria com o Governo Federal.
De acordo com Selma, o programa oferece tratamento dental gratuito, incluindo confecção de próteses dentárias, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).