Município entrega Polo Academia da Saúde, no Jardim Maringá

A administração municipal entregou ontem (23) o primeiro Polo Academia da Saúde de Paranavaí, instalado ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Maringá. O terreno foi doado pelo município e a construção teve investimentos de aproximadamente R$ 100 mil provenientes do Ministério da Saúde.
“Paranavaí é hoje a 14ª cidade do Paraná com mais qualidade de vida, segundo uma pesquisa baseada no IDH. Grande parte desta conquista se deve à saúde, e o que mede a saúde é a longevidade, quanto a população vai viver. Já aumentamos a expectativa de vida em Paranavaí com mais de 4 anos. Diminuímos a mortalidade infantil. E temos, principalmente, trabalhado como ações como esta da implantação da Academia da Saúde, de espaços onde as pessoas possam praticar atividade física, prevenir doenças, manter a expectativa de longevidade para a população. Hoje já são 20 ATIs (Academias da Terceira Idade) em Paranavaí e mais duas Estação Saúde. Este novo equipamento vai contar com excelentes profissionais à disposição para orientar a população. E investimos nisto porque zelamos pela saúde preventiva. Preferimos as pessoas nestes espaços do que doentes, precisando de atendimento no posto de saúde. É aqui que a população vai ganhar saúde, melhorar sua qualidade de vida”, destacou o prefeito Rogério Lorenzetti.
Segundo o secretário de saúde, Agamenon Arruda de Souza, “a implantação deste Polo no Jardim Maringá foi definida pela equipe da Secretaria de Saúde, e avalizada pelo prefeito Rogério, para trazer qualidade de vida às pessoas que residem aqui nesta região. Nosso desejo é ver cada morador aqui na Academia da Saúde, não ali no postinho, porque queremos que as pessoas tenham saúde, tenham qualidade de vida. Queremos contar com a participação e frequência, que o espaço seja bem utilizado. Para ter qualidade de vida, precisamos ter uma alimentação balanceada, fazer atividades físicas frequentes, e aqui na Academia da Saúde a população vai encontrar esse acompanhamento com a educadora física e a nutricionista”.
Avaliação das lideranças – O vereador Walter dos Reis destacou a importância da saúde preventiva para a população. “Temos visto no INSS o aumento de pessoas procurando o Instituto para receber auxílio doença, se aposentar por invalidez. E esta iniciativa do prefeito e da Secretaria de Saúde, é justamente para evitar isso. Ninguém quer estar no balcão do INSS para esperar por uma perícia, com dor. Aqui vocês têm oportunidade de receber ações preventivas e tudo gratuitamente. A administração municipal está de parabéns por ir atrás de recursos a nível estadual e federal para atender a população de Paranavaí”, arrematou.
Segundo a enfermeira Carla Daniele de Oliveira, da diretoria de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), hoje o Jardim Maringá abrange uma área de atendimento de 12 mil habitantes. “São três equipes de ESF e, a partir de agora, além do médico, enfermeiro e agentes comunitários, a população poderá contar com mais uma nutricionista e uma professora de Educação Física para a promoção da saúde, a prevenção de doenças e na melhora do quadro de saúde geral e da qualidade de vida. Só temos a agradecer à administração municipal pelo apoio, pela disposição em dar a contrapartida a este projeto do Governo Federal, para que hoje pudéssemos inaugurar este espaço e proporcionar mais qualidade de vida à população”, frisou.
O Polo – O Programa Academia da Saúde é uma iniciativa do Governo Federal e visa a promoção da saúde da população através da prática de exercícios físicos em polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de atividades físicas, de lazer e vida saudável. Além de promover as práticas corporais e atividade física, o objetivo da Academia da Saúde também é promover a alimentação saudável, educação em saúde e contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população.
A unidade de Paranavaí conta com almoxarifado, dois banheiros, um salão para atividades internas e área de convivência externa onde será realizada grande parte das atividades.
O Polo Academia da Saúde já está em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h com as práticas de Educação Física, e das 13h às 17h com acompanhamento nutricional. Os encaminhamentos pode ser feitos através da UBS, tanto pelo médico quanto pela equipe de enfermagem, ou ainda por livre demanda (procura voluntária). Além do acompanhamento individual, as pessoas podem ingressar em subgrupos de trabalho (hipertensos, diabéticos, crianças, pessoas com sobrepeso, gestantes, etc.).
A inauguração foi acompanhada por lideranças locais e pela comunidade da área de abrangência do Jardim Maringá.