Município inicia ano na 7º posição entre os que mais aumentaram a arrecadação de ICMS
Santo Antônio do Caiuá inicia o ano de 2019 com excelentes notícias. Segundo divulgação da Receita Estadual do Paraná, o Município neste ano corrente vai ocupar a 7º Colocação entre os 399 municípios do Estado que mais aumentaram a arrecadação de ICMS comparados com o exercício anterior.
De janeiro a dezembro de 2018 o município recebeu o valor de R$ 1.683.245,00, referentes a ICMS. Já no exercício atual ( 2019) irá receber R$ 2.377.465,00, 41,24 % superior em relação ao ano anterior. “ Embora nosso município seja de pequeno porte, não temos grandes industrias (e não é o ponto forte a atividade industrial), este resultado demonstra que Santo Antônio do Caiuá tem muito potencial para se desenvolver. No ano de 2018 realizamos alguns investimentos principalmente na contratação de serviços técnicos especializados junto a Empresa LAB Consultoria, que desenvolveu papel de extrema importância para podermos acompanhar o ìndice provisório divulgado pela Receita Estadual em 2018 e elaborarmos recurso junto a Receita Estadual visando garantir a contabilização correta da produção municipal ( Industria, Agropecuária e Primária) bem como outras ações gerenciais que foram desenvolvidas. Agradecemos também aos colaboradores responsáveis pelo Sistema SPR – Sistema Produtor Rural deste Município – que se dedicam ao trabalho”, finalizou o prefeito Osmar Staschovski.
Foram analisados dados disponibilizados pela Receita Estadual do Paraná referentes aos últimos 10 ( dez) anos contendo os valores recebidos pelo município a título de ICMS. Não há registros que tenha ocorrido o resultado que será viabilizado neste ano de 2019. “Acreditamos que todos os 399 municípios do Estado do Paraná possuem potencial para viabilizar aumento da arrecadação de ICMS, uma importante fonte de receita para o município por meio de ações técnicas e gerenciais. No entanto vemos muitos municípios que não acompanham de forma eficiente a contabilização correta de sua produção ( industria, Comércio, Primária e Agropecuária). Lembrando que está é uma atribuição do município como prevê a legislação em nosso Estado. Aumento de arrecadação nem sempre deve ser precedida de aumento de impostos e incargos, primeiramente devemos fazer a lição de casa, garantir que o que foi realmente no município está sendo contabilizado corretamente", finalizou Lenon Alexandre Bilieri, técnico responsável pela LAB Consultoria.
(Os dados estão disponibilizados no endereço eletrônico https://www.sefanet.pr.gov.br/FPM_DFC/Internet/frmConsultaIndFPM12.asp?eExercicio=2017&eAnoindice=2019&eAnovig=2020&eAnoBase=2018&etpIndice=2&selmunicd=0&eIndice=2018&eMunicipio=724%3BSANTO+ANTONIO+DO+CAIUA&etpRelatorio=3&b1=Continuar.