Municípios devem apresentar demandas de moradias rurais
Prefeitos e técnicos da área da habitação das 28 cidades que compõem a Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) estiveram reunidos ontem para conhecer melhor o programa habitacional “Morar Bem Paraná Rural”.
Os gestores têm até o próximo dia 30 para apresentarem o número de famílias rurais que se enquadram no programa.
“Essa é uma oportunidade de atendermos nossos pequenos produtores com moradias dignas, não podemos perder essa oportunidade”, destacou o vice-presidente da Amunpar o prefeito Elson Greb.
A meta do governo do Paraná é de contratar mais de cinco mil unidades em todo o estado, para isso os municípios em parceria com os escritórios municipais da Emater devem agilizar o processo de levantamento da demanda do seu município.
“O número mínimo de contratos é de cinco mil e esperamos ultrapassar esse número”, disse o chefe do escritório da Cohapar em Paranavaí, Ricardo Menini.
O programa é para atender família do meio rural com propriedade com até quatro módulos fiscais, cerca de 35 alqueires, e que necessitam de uma moradia nova. São casas de 49 metros quadrados, onde o mutuário irá pagar quatro parcelas anuais de pouco mais de R$ 300,00.
“São casas onde o governo subsidia 96% da construção, uma oportunidade única de proporcionar ao produtor rural moradia digna”, enfatizou o deputado estadual Tião Medeiros. Para o programa estão sendo disponibilizados R$ 240 milhões.
A demanda de casas rurais entre os municípios da Amunpar deve ser conhecida com o levantamento que deve começar na próxima segunda-feira (03). Os gestores municipais têm apenas 17 dias úteis para realizar o trabalho.
“Vamos somar esforços em nossos municípios para não deixarmos ninguém que se enquadra no programa de fora”, finalizou Elson, que também é prefeito em Guairaçá.