Municípios devem fazer hoje um novo esforço pela vacinação contra a gripe

Visando atingir os índices de cobertura projetados pelo Ministério da Saúde, os municípios da região de Paranavaí vão fazer novo esforço de vacinação contra a gripe amanhã. Muitas cidades ainda estão com o índice de cobertura abaixo do previsto e devem trabalhar para alcançar a meta. A vacina protege contra os principais vírus, incluindo a Gripe A (h1n1).
Paranavaí é uma das cidades que tenta melhorar os índices. Para tal, a coordenadora da Casa da Vacina, Rita Fadel, confirma que a unidade funcionará amanhã das 8 às 17 horas. A Casa da Vacina está situada na Rua Santa Catarina, esquina com a Rua Amapá.
Mais dois postos de bairro vão atender. A definição dos locais sai hoje e deve levar em conta o número de pessoas atendidas no sábado da semana passada, quando houve mobilização nacional.
Embora o Estado tenha decidido estender a vacinação até o dia 10 de maio, até a tarde de ontem a 14ª Regional de Saúde trabalhava com o dia 30 de abril, data da primeira prorrogação sugerida pelo Ministério da Saúde.
Para atingir os índices previstos, a chefe da Vigilância Epidemiológica, Fernanda Obana, explica que a Regional está em contato diário com os municípios. Muitos conseguiram melhorar os seus índices e agora fazem um trabalho de casa em casa (chamada busca ativa) e por isso não terão postos abertos. Outros, porém, devem manter pelo menos uma unidade atendendo.

NÚMEROS REGIONAIS – Em toda a região foram vacinados 67,754% da meta até a tarde de ontem. Paranavaí tinha 62,30 de cobertura. Profissionais de saúde e mulheres que ganharam bebês recentemente foram totalmente abrangidos, de acordo com a meta projetada.
Mas, alguns grupos precisam melhorar a cobertura. Idosos somam 59%, enquanto gestantes têm, o pior índice: 42%. A meta é vacinar 905 mulheres grávidas. Fernanda admite que pode ter havido uma estimativa maior do que o número real. Neste caso, é feita uma justificativa por escrito ao Ministério da Saúde.
Também devem ser vacinadas as crianças de seis meses a menos de dois anos, além de idosos a partir dos 60 anos e pacientes com doenças crônicas. Nesta edição também os presos serão imunizados. A meta no âmbito da 14ª Regional é vacinar 64.174 pessoas, sendo 21.092 em Paranavaí.
A versão 2013 da vacina protege contra três vírus: Influenza H1N1, Influenza H3N2 e Influenza B. São os vírus que mais circularam no ano passado, de acordo com a coleta em pacientes feita por amostragem em 2012.