Municípios do Paraná são certificados por atingirem metas dos Objetivos do Milênio
Todos estão recebendo um certificado gerado pelo próprio sistema da Agenda, que reconhece o esforço para melhorar a qualidade de vida da população e contribuir com o País no alcance das metas do milênio.
“A Agenda é uma excelente ferramenta de gestão que permite aos prefeitos estabelecerem e acompanharem metas de melhoria dos indicadores sociais, relacionando os ODM aos principais programas federais”, explica Maria Aparecida Zago Udenal, gerente de linha do Sesi ODM e coordenadora do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade – Nós Podemos Paraná.
Para cada meta assumida o sistema relaciona os programas federais que atuam no mesmo foco e podem ser executados nas cidades, para ajudar no alcance dos resultados.
Por exemplo, para a meta “Erradicar a Extrema Pobreza e a Fome”, o sistema indica o Programa Bolsa Família, que até 2013 havia retirado 36 milhões de famílias da miséria. “A ferramenta também permite que o cidadão monitore e avalie o desempenho do seu prefeito ou prefeita nos compromissos assumidos, ampliando a governança local”, acrescenta Maria Aparecida.
Novos objetivos de desenvolvimento
O prazo para que os 191 países membros da Organização das Nações Unidas cumpram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) termina este ano. Estes objetivos, também chamados de metas do milênio, foram propostos com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo e solidário.
Com o fim do prazo para o cumprimento dos ODM, passa a vigorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nos mesmos moldes dos Objetivos do Milênio, acordados na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20. A intenção é que os ODS também sejam assumidos por todos os países-membros da ONU. “Nosso objetivo no Paraná é fortalecer o trabalho dos ODM constituindo um grupo de trabalho para estudar os ODS e a sua implementação, a partir do trabalho já realizado dos ODM”, ressalta Maria Aparecida.