Municípios têm desempenho positivo na campanha de vacinação contra sarampo
Os municípios do Noroeste do Paraná tiveram resultados positivos na campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. No quadro geral, a região alcançou número de crianças maior do que o esperado, totalizando 102,8% de cobertura vacinal.
Mesmo assim, ainda é possível imunizar as crianças com um a quatro anos de idade que não receberam as doses das vacinas. A estratégia de prevenção às duas doenças será estendida até o dia 14 de setembro.
Adultos também precisam estar protegidos. Por isso, a chefe regional de Vigilância Epidemiológica, Samira Silva, explicou que verifiquem o histórico de vacinação. Pessoas com até 29 anos de idade precisam receber duas doses da tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola. Quem tem de 30 a 49 anos, uma dose. Profissionais de saúde, independentemente da idade, duas doses.
DESEMPENHO – O maior índice de cobertura vacinal registrado no Noroeste do Paraná foi em Tamboara, 121%. O valor é superior a 100%, porque a projeção do público-alvo foi baseada em números de 2014, ou seja, houve mudanças demográficas desde então.
A explicação também se aplica aos dois municípios da região que não alcançaram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde (95%). Em Amaporã, a vacinação alcançou 88,1%. Em Jardim Olinda, 89,8%.