Museu de Paranavaí ganha um novo espaço

Desde que foi criado em 2007, o Museu Histórico, Antropológico e Etnográfico de Paranavaí funcionou na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade. Em um espaço modesto, mas que se tornou referência para quem quer conhecer um pouco mais do passado local, o museu sempre foi administrado pela coordenadora da Casa da Cultura, Rosi Sanga.  
Ciente da importância de destinar um espaço apropriado para receber um acervo histórico tão rico, a Prefeitura de Paranavaí tomou a decisão de ceder a Estação do Ofício, que funciona ao lado da Casa da Cultura, para a Fundação Cultural usá-la como museu. Visando melhorar o ambiente, a prefeitura vai investir R$ 15 mil na adequação do local. “Esse valor contempla reforma e mudança. É uma conquista significativa para nós e também para toda a população. Logo teremos condições de ampliar o nosso acervo”, comenta o diretor geral da Fundação Cultural, Amauri Martineli, acrescentando que a reforma começa nos próximos dias.
Atualmente o museu conta com mais de 600 peças doadas por pioneiros, entre objetos do cotidiano, instrumentos de trabalho, itens numismáticos, documentos, obras de arte e coleções. “Tem muita gente que vem aqui só para ver as fotos dos tempos da colonização. Todos os itens são muito bem conservados”, comenta Rosi Sanga, acrescentando que o espaço sempre foi visitado por pessoas de várias faixas etárias.
O Museu de Paranavaí, reconhecido por órgãos nacionais e estaduais, deve funcionar no mesmo horário da Casa da Cultura. Ou seja, de segunda à sexta das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. “Em 2007, o museu nasceu de uma parceria com a professora Regina Pomari, do Departamento de História da Fafipa”, destaca Rosi que mantém contato frequente com o Sistema Estadual de Museus (Cosem), órgão que já veio a Paranavaí ministrar cursos e treinamentos sobre museologia.