Mutirão de combate à dengue terá início pelo Jardim Simone

Começa na próxima segunda-feira (21) e vai até sábado (26) o mutirão de combate à dengue em Paranavaí. A ação terá início pelo Jardim Simone (I, II e III) e segue durante a semana com arrastões pela Vila Operária, Jardins Ouro Verde, Santos Dumont, Morumbi, Guanabara, Ouro Branco e Centro.  
Segundo Randal Fadel Filho, diretor da Vigilância em Saúde, o critério utilizado para a escolha das regiões foi o Lira (Levantamento de Índice Rápido do Aedes) realizado na última semana pelo órgão. “Vamos dar prioridade aos setores onde foram registrados os maiores índices de infestação de larvas do mosquito”, destaca.
Ele lembra que combater a doença é responsabilidade do Poder Público e de toda a sociedade que, irmanados, devem definir estratégias de enfrentamento ao mosquito transmissor. “O clima está se tornando propício para a proliferação do mosquito e o vírus continua circulando. Precisamos nos antecipar e evitar uma nova epidemia que poderá ter consequências ainda mais graves”, ponderou.
As atividades do mutirão, que contarão com o apoio de órgãos governamentais, não-governamentais, escolas e entidades de classe, serão realizadas simultaneamente em vários municípios da região que executarão ações de conscientização junto a suas comunidades.
Segundo Randal, cada bairro deverá receber pelo menos duas visitas ao longo da semana. “No primeiro dia vamos distribuir os panfletos informativos e um saco de lixo para que os próprios moradores possam efetuar a limpeza de suas residências. É importante que eles desprezem apenas aquilo que possa acumular água. Algumas pessoas descartam roupas, troncos de árvores e outros materiais que acabam atrasando o serviço. No mesmo dia e no dia posterior às visitas os caminhões passarão recolhendo esse lixo, que deverá ser colocado em frente aos imóveis”, explica o diretor.

Cronograma do mutirão:
21/10 (segunda) Blitz da Dengue a partir das 8h30 com saída da Praça dos Pioneiros. Autoridades realizarão uma fiscalização nos fundos de vale do município onde o lixo está sendo desovado a céu aberto. Na sequência, Arrastão educativo no Jardim Simone.
22/10 (terça) Arrastão educativo na Vila Operária.
23/10 (quarta) Arrastão educativo no Jardim Ouro Verde.
24/10 (quinta) Arrastão educativo no Jardim Santos Dumont.
25/10 (sexta) Arrastão educativo no Jardim Morumbi.
26/10 (sábado) Arrastão educativo nos Jardins Guanabara, Ouro Branco e Centro com a participação de voluntários do Lions e Rotary Club.