Mutirão para colocar a entrega de cartas em dia
Com o fim da greve, todos os carteiros de Paranavaí e região voltaram ao trabalho ontem. Iniciada no último dia 20, o movimento atingiu cerca de 50% do quadro de funcionários.
Para colocar em dia as milhares de cartas que necessitam ser entregues, um mutirão será realizado durante este final de semana.
Além disso, os carteiros deverão fazer horas extras durante a semana que vem. Caso ainda haja necessidade, no próximo final de semana outro mutirão deverá ser realizado. A expectativa é que no máximo em 10 dias a entrega de cartas volte à normalidade.
No período da manhã de ontem (6) dezenas de pessoas foram até o Centro de Distribuição dos Correios em Paranavaí para retirar suas correspondências. Todos voltaram de mãos vazias porque não há possibilidade de atender individualmente as pessoas na retirada de cartas.
As pessoas que estão procurando o centro de distribuição vão para retirar faturas para pagamento. Essas faturas já deveriam ter sido entregues pelos Correios. O local só deve ser procurado por pessoas que têm encomendas para serem retiradas.
O ACORDO – O movimento grevista teve a adesão de trabalhadores de todos os 26 estados e do Distrito Federal. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) apresentou na última quarta-feira (4) uma proposta de acordo coletivo para os funcionários dos Correios.
Os principais termos do acordo foram propostos pelo vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, o ministro Emmanoel Pereira. O acordo prevê reajuste de 2,7% (INPC) retroativo ao mês de agosto deste ano, a compensação de 64 horas, ou seja, 8 dias e desconto dos demais dias de ausência. Serão mantidas as cláusulas já existentes no acordo de 2016/2017. A cláusula 28, que trata do plano de saúde, continuará a ser mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho.