Na entrega dos tablets, prefeito Rogério diz que nenhuma tecnologia substituirá o ensino regular
A frase é do prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, quando da solenidade que marcou a entrega de 1.100 tablets para alunos da rede municipal de ensino.
A educação digital é mais um compromisso do prefeito Rogério Lorenzetti que está sendo cumprido. A Prefeitura investiu mais de R$ 300 mil na aquisição destes equipamentos, visando fornecer ensino de qualidade com novas tecnologias.
A partir de agora, alunos e professores dos 5ºs anos passam a contar com uma ferramenta de última geração e aulas mais dinâmicas, interativas e estimulantes.
“Com os Tablets introduzidos como ferramenta didática, o professor terá suporte para implementar novas técnicas educacionais, podendo ministrar aulas mais dinâmicas e atrativas para os alunos, possibilitando assim um melhor rendimento e produtividade no processo ensino/aprendizagem, capacitando naturalmente de maneira eficiente o aluno para atuar com os meios informatizados mais modernos que tendem a fazer parte do cotidiano da nossa juventude no dia a dia”, apontou o prefeito.
Segundo ele, “na cidade onde a Educação é Nota 10, a tecnologia chega primeiro. Mas nenhuma tecnologia vai substituir o ensino regular, a forma como os professores ensinam cada aluno em sala de aula. Não substitui o professor pegar na mão do aluno pra ensiná-lo a escrever. O tablet não vai substituir a falta do professor na sala de aula, ele só vai tornar a escola mais interessante para os alunos. Nenhuma tecnologia substitui esse carinho e essa atenção. O professor vai ser sempre o melhor amigo dos alunos, porque eles transmitem conhecimento, e conhecimento é tudo. Conhecimento vai fazer com que nossas crianças tenham sempre uma melhor perspectiva de vida”, completou.
Os tablets têm tela sensível ao toque, câmera embutida, pesa menos de 400 gramas, facilitando o transporte, acesso à internet via WIFI e 3G, bateria de alta duração e aplicativos educacionais. Com a entrega dos tablets, Paranavaí se torna uma das primeiras cidades do Paraná, talvez a primeira, e uma das primeiras do Brasil, a contemplar seus alunos da Educação Básica com esta tecnologia.
MUITAS MÃOS – “Este é um momento único e de muita emoção. Estamos saindo à frente na questão do avanço da tecnologia, colocando nossas crianças, desde cedo, em contato com as mídias digitais. Hoje já está ficando impossível sobreviver sem o uso dessas ferramentas, sem o uso das tecnologias. E quando bem utilizadas elas nos favorecem muito”, disse a secretária de Educação, Cida Gonçalves.
E acrescentou: “Por isso queremos tranquilizar os pais e as mães, dizendo que esses tablets são rastreados e não irão acessar sites impróprios. Nossos alunos são privilegiados. As escolas hoje não podem mais ficar em concorrência com o mundo lá fora, onde a criança tem essas tecnologias e acesso fácil a esses instrumentos”.
Segundo a secretária, a educação de Paranavaí é construída a muitas mãos. “Assim não podemos deixar de parabenizar nossos educadores, diretores, supervisores pelo excelente trabalho e pela disposição de assumirem esse novo desafio. No começo aparecerão dificuldades, mas com a capacitação que os professores receberam, será muito bom ter mais esta ferramenta à disposição para que vocês transformem suas aulas em momentos mais interativos, mais dinâmicos e prazerosos”, discursou.
A secretária lembrou ainda que este não é o único investimento significativo da administração municipal na Educação. Cida destacou ainda os investimos em capacitação dos professores, na implantação dos 33% da hora atividade e no piso salarial nacional.
“É por isso que temos uma das melhores notas do IDEB no Paraná, que é o índice que mede a qualidade da educação básica. Todas as nossas escolas têm a nota do IDEB acima da nota do Estado e acima da média nacional. Destacamos a Escola Hermeto que tem a nota 7 no IDEB, uma média altíssima, média de primeiro mundo”, observou.
“Só temos a agradecer ao prefeito Rogério por todo este incentivo. O Governo do Estado até vai distribuir tablets aos alunos, mas só para os do ensino médio. O prefeito podia muito bem ficar esperando isso acontecer algum dia em Paranavaí, mas com a sua vontade política e com a dedicação que sempre teve à educação, ele investiu mais de R$ 300 mil com recursos próprios, beneficiando a todos os alunos dos 5ºs anos e aos professores”, concluiu Cida.
LEGISLATIVO – Para o vereador Claudemir Barini, que falou em nome da Câmara Municipal, o investimento nos tablets reflete a preocupação da administração municipal em garantir um futuro de sucesso para as crianças de Paranavaí.
“As crianças são o nosso futuro. Os professores são os responsáveis por ensinar, orientar, transmitir o conhecimento e mostrar que nós não podemos desistir nunca dos nossos sonhos. Precisamos em todo tempo buscar crescer e sermos cidadãos melhores. Paranavaí é pioneira na implantação desta tecnologia nas escolas e, para nós do Legislativo, é uma satisfação ver que os melhores investimentos estão sendo feitos nas nossas crianças”, completou.
Prestigiaram ainda a solenidade de entrega dos tablets a primeira-dama do município, Cristina Lorenzetti, os secretários municipais Agamenon Arruda de Souza (Saúde), Marly Correia Bavia (Assistência Social), Sony Zerbato Felippe (Turismo), Eurípedes Lemes Silva (Infraestrutura), Homero Madruga Chaves (Procuradoria Geral), João Marques (Meio Ambiente), Márcio Gonçalves (Esporte e Lazer), Gilmar Pinheiro (Fazenda), José Corrêa Farias Filho (Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito), Saul Bogoni (Administração), Joaquim Aurélio da Conceição (Desenvolvimento Econômico), Paulo César de Oliveira (Fundação Cultural), os vereadores Antônio Alves da Silveira, Zenaide Rosa Borges e José Galvão, além de pais, alunos, professores e equipes pedagógicas das escolas municipais.
Comunidade escolar agradece investimento do município na educação
“A Educação tem sido prioridade desta administração desde o início. E se hoje temos ótimos resultados e avanços tão importantes, é porque temos um prefeito e uma secretária que acreditam na educação e não medem esforços para que alcancemos sempre mais qualidade de ensino nas salas de aula e índices tão elevados”, destacou a diretora da Escola Hermeto Botelho, Emília Garcia Sanches em agradecimento às ações do município em prol da educação.
Para a professora Gisela Martinez Hayashi, “a distribuição dos tablets para os alunos dos 5ºs anos vai trazer um avanço significativo no aprendizado das crianças. Sou professora há 10 anos trabalhando com este nível de 5º ano, e só temos a agradecer o desprendimento do prefeito Rogério e da secretária Cida, por investirem em mais esta ferramenta para o avanço da educação em Paranavaí. Sabemos que o desafio é grande, mas faremos o melhor uso destes equipamentos para o crescimento de todos”.
Aluna do 5º ano da Escola Hermeto Botelho, Taissa Fernanda dos Santos falou em nome de todos os alunos das escolas municipais e afirmou: “vamos retribuir nos dedicando muito aos estudos e tirando melhores notas. Estamos muito felizes com os tablets, porque vamos ter mais vontade de estudar, aprender coisas novas. Mas ficamos mais felizes ainda porque vemos que tem tantas pessoas querendo o melhor para nós. Nossas professoras nos ensinam a sermos adultos responsáveis, com conhecimento e bons profissionais. E os tablets vão nos ajudar muito nesta missão. Queremos agradecer por esse presente que nos acompanhará o ano todo em nossos estudos”.
Maria Antunes é mãe de uma aluna do 2º ano, mas já agradeceu à administração municipal pelo investimento feito com os tablets. “Ainda falta três anos para minha filha usar o equipamento, mas estamos muito felizes por ver que o município cuida dos nossos filhos. E quero agradecer ao prefeito Rogério, não só pelos tablets, mas também por tantas outras ações que ele tem feito no município, como o cuidado no combate à dengue. Estas ações estão protegendo nossos filhos, cuidando da saúde das nossas crianças e das famílias paranavaienses. Nosso muito obrigado”, completou Maria, que falou em nome dos pais.