Na Prefeitura, diretores da Aciap tratam de assuntos de interesse da classe empresarial

Na manhã de quarta-feira (21), o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) e membros da Diretoria da entidade fizeram uma visita ao gabinete do prefeito Rogério Lorenzetti para falar sobre os projetos de fomento ao comércio local.
Entre os assuntos em pauta estavam a decoração de Natal na área comercial e os números da Campanha “Aciap presente o ano inteiro”.
“Nossa intenção é promover mais reuniões como esta para contribuirmos para o processo de desenvolvimento do município. Estamos vivendo um excelente momento econômico na nossa cidade e as expectativas para o comércio com as vendas de final de ano são as melhores. E ter o apoio e parceria da administração municipal é fundamental”, apontou o presidente da Aciap, Guto Costa.
Segundo Costa, a Campanha promocional “Aciap presente o ano inteiro” já bateu todos os recordes de campanhas da Associação Comercial. Foram comercializados aproximadamente 800 mil cupons.
“Estamos muito motivados. A cada ano a decoração de Natal da cidade vem melhorando. E para este ano, teremos um novo formato para a chegada do Papai Noel, que vai ser no dia 3 de dezembro. Será um grande acontecimento, com um número expressivo de pessoas para prestigiar o desfile e um show com a Banda Mais Bonita da Cidade. Como medida de segurança, nós ainda pedimos a compreensão e colaboração de todos para que, neste dia, as pessoas não estacionem seus veículos na Rua Getúlio Vargas, a partir das 14h, já que é nela que vai passar o grande desfile”, explicou Guto Costa.
A Aciap organizou ainda, para os dias 4, 5 e 6 de dezembro, uma série de oficinas que vão acontecer no pátio da Prefeitura Municipal. No dia 7 haverá a inauguração da Vila do Noel e no dia 10 o comércio inicia o atendimento no período noturno.
RADAR – A Diretoria da Aciap também manifestou, durante a reunião, a necessidade de implantação de um sistema de radar fixo na cidade, em substituição ao radar móvel utilizado atualmente.
Questionado sobre o assunto, o prefeito Rogério defendeu que a legislação deve ser cumprida e para isso existem os radares (fixo ou móvel) e lombadas eletrônicas, sendo que entre estes produtos o radar móvel possui um valor mais acessível.
“Os números comprovam que houve uma redução significativa no número de acidentes. Precisamos promover uma organização do trânsito, já que as regras de convivência são fundamentais para proporcionar mais segurança, principalmente na área urbana da cidade. A implantação do radar móvel veio atender ao clamor popular, e nós nos asseguramos de que a velocidade que está sendo exigida está correta, conforme a legislação vigente. Estamos abertos a discutir com os empresários onde e como investir o recurso arrecadado com o radar.

Lei Geral da Micro e Pequena Empresa
O presidente Guto Costa aproveitou a visita ao prefeito para falar da importância da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, implementada em julho de 2012 em Paranavaí. Para colocar em prática a Lei, o município precisa contratar os serviços do Sebrae, que dispõe do Programa Cidade Empreendedora.
“É através deste Programa que se trabalham as temáticas principais da Lei, como compras públicas, desburocratização e simplificação, inovação, educação empreendedora, entre outras. E como representante da classe comercial, pedimos um esforço no sentido de colocar essa Lei em prática”, disse Costa.
O prefeito Rogério Lorenzetti explicou que a Lei ainda não foi implementada em Paranavaí porque o Departamento Jurídico entendeu que não seria possível contratar os serviços do Sebrae sem a realização de processo licitatório. Porém, o prefeito solicitou ao jurídico um novo contato com o Sebrae para verificar os procedimentos que a Prefeitura deve adotar para a operacionalização da Lei.
O prefeito também agradeceu a visita e parabenizou a Diretoria da Aciap pela iniciativa. Rogério disse que não pensa pequeno e defendeu o crescimento econômico de Paranavaí. “Nós queremos convidar a classe empresarial a participar do desenvolvimento do município, acompanhando efetivamente as ações e opinando. Fazemos uma cidade melhor trabalhando juntos”, defendeu Lorenzetti.
Participaram da reunião o vice-presidente da Aciap, Márcio Catiste; o gerente Heli Antônio; o secretário municipal de Gestão, Gilmar Pinheiro e outros 11 membros da Diretoria da Aciap: Michael Heckmann, Mouhammed Soumailli, Euclides Bogoni, Clóvis Tolazzi, Ubiratan Fernandes, Clóvis Campos, Rosana Hila, Jean Chedid, Natal Yukio Minasse, Geanne Nielsen e Vanilda Wessler.