Na semana de renegociações, Procon de Paranavaí contabilizou 96 atendimentos

Na semana em que se comemorou o Dia do Consumidor (15 de março), o Procon de Paranavaí atendeu pessoas com interesse em renegociar dívidas. De segunda a sexta-feira, foram abertos 96 procedimentos. Todos foram transformados em ofícios que serão encaminhados para empresas credoras.
O envio dos documentos está programado para esta semana. São 45 destinados a agências bancárias e financeiras, 37 para lojas do comércio de Paranavaí e 14 a empresas de telefonia e TV a cabo. O objetivo é informar sobre as audiências de renegociação previstas para abril.
Coordenador do Procon, Carlos Eduardo Balliana explicou que não existe obrigatoriedade por parte das empresas em participar das audiências, mas uma das vantagens em comparecer é ter a chance de receber valores que estavam pendentes.
Para o consumidor, a renegociação significa a retirada do nome do cadastro de devedores. Assim, é possível recuperar o crédito e voltar a comprar sem restrições no comércio local, o que fortalece a economia.
De acordo com Balliana, proporcionar essa oportunidade para quem tem débitos pendentes tem fundamental importância, por isso, a avaliação sobre a semana de renegociações foi positiva. 
Mesmo assim, o número de consumidores que procuraram o Procon de Paranavaí foi menor do que o registrado no ano passado, quando ação semelhante foi realizada. Uma das explicações está na crise econômica: ainda que haja a oportunidade de quitar as dívidas, muitas pessoas estão sem dinheiro para resolver a situação.