NA VIDA TUDO É EVOLUÇÃO

Existe uma Lei no Universo chamada Lei da Evolução. O ser humano nasce para crescer, evoluir, desenvolver-se. Toda evolução pressupõe um processo de expansão ou crescimento, um trajeto a ser percorrido em diversas etapas para atingir um alvo, um objetivo. Por isso que o ser humano que não está inserido nessa Lei da Evolução entra em constante crise. Basta ver as pessoas que, por medo ou falta de iniciativas, por não acreditarem que podem mais, permanecem na “zona de conforto”. Por isso que as crises podem ser uma oportunidade para sair dessa zona de conforto, de começar uma mudança. Os chineses dizem que crise é oportunidade. A crise traz em si um grito de desafio, um apelo para prosseguir. Superar a crise é ver com clareza o novo objetivo a ser alcançado.
Por que tanta gente com depressão? Porque ficam olhando para o passado e vivem inseguros em relação ao futuro. Estão sem motivos para viver, fora da energia do Universo que pede evolução, novas metas, novos sonhos, novo recomeço.
Pais que superprotegem seus filhos estão impedindo deles aprenderem a evoluir, passar etapas, vencer barreiras, de crescerem. Nascemos para evoluir. A vida é marcada por ciclos. Alguns defendem que a cada sete anos acontece um novo ciclo. A própria morte faz parte dessa evolução. Todas as religiões veem a morte como evolução, seja para um paraíso (céu), para um retorno (reencarnação) ou passagem para outros mundos.
Por que tanta gente tem dificuldade para aceitar as mudanças da vida? Dificuldades de perceber que um ciclo terminou e outro começa, que algo terminou, deixou de ter razão de existir…
Que etapas são essas? Uma morte de um ente querido, especialmente os pais; um filho ou filha que se casa e o ninho fica vazio; um emprego que parecia ser eterno acabou, foi demitido; uma empresa que se fecha; um sonho que se desfaz; um relacionamento que não tem mais razão de existir, etc.
Tem gente que diante do que acontece, forçando à mudança, se faz de vítima, vive lamentando e permanece com os olhos fixos na porta que se fechou, e não percebe outras que se abriram.
Olhar para trás para buscar força, olhar para trás para perceber que venceu tantas etapas e sobreviveu. Olhe sim para trás para se perguntar: como consegui, onde busquei força, que habilidades usei, que recursos eu tive e onde eles estavam? Sim, estavam dentro de você e quem está impedindo de voltar a usar as mesmas “armas” que usou?
Aprenda a investir em você, permita que a evolução aconteça no teu conhecimento, nos teus sonhos, nas tuas crenças, nos teus projetos, nas tuas escolhas. Liberte-se das crenças limitantes, dos pensamentos pequenos, negativos. Pare de focar os fracassos e transforme-os em aprendizados. Acredite mais em si mesmo, pois acreditar em si é mandamento do Senhor, como diz o Livro do Eclesiástico: “Quem vai confiar em quem não acredita em si mesmo”? (Eclo 10,29).
Aprenda a fazer uma leitura positiva de tudo o que acontece. Nada acontece por acaso. Tudo tem uma razão de ser ou existir. Para as pessoas do bem o Universo sempre é favorável.

Colaboração de Josué Ghizoni