“Não há mais como pensar turismo no Estado sem incluir Paranavaí”, afirma Jacó Gimenes

“A Paraná Turismo quer parceira de Paranavaí, porque não tem mais como pensarmos turismo no Estado e no Noroeste, sem Paranavaí. Esta cidade não pode ser vista apenas como um ponto de passagem”.  A afirmação do presidente da Paraná Turismo, Manoel Jacó Garcia Gimenes, foi feita durante a abertura do 1º Fórum de Turismo do Noroeste Paranaense, ontem. “Não é à toa que Paranavaí é conhecida como a Cidade Poesia. Turismo é feito de cultura. A alma de Paranavaí é cultura. Por isso que vocês têm Gralha Azul, Fundação Cultural e tantas outras potencialidades”, concluiu.
Manoel Jacó Garcia Gimenes lembrou da conquista da reitoria da Unespar. “Quanto vale isso! Esta cidade tem potencial. É preciso apenas clareza, firmeza, acreditar. Por isso estamos colocando nossos técnicos à disposição para recuperar o tempo e fazer com que as mudanças comecem a acontecer efetivamente através de um modelo próprio de desenvolvimento do turismo em Paranavaí e região. Quando se descobre o potencial que se tem, com determinação e fazendo forças, é possível fazer a diferença”, destacou o presidente da Paraná Turismo.
O Fórum aconteceu no Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca com o tema “Turismo & Economia Criativa nos Negócios”. O evento reuniu gestores públicos e de turismo, empreendedores, organizações e outros que direta ou indiretamente estão relacionados ao desenvolvimento regional bem como o fortalecimento da economia local.
A presidente da Rede de Turismo Regional (RETUR) e coordenadora da Instância de Governança Regional (IGR) – Corredores das Águas, Wanda Pille, frisou: “O turismo não é feito só com as potencialidades naturais. Ele é feito pelas pessoas, pela competência de cada um, principalmente daqueles que acreditam que podemos ter uma cidade melhor e mais atrativa, a criatividade e a vontade de fazer. Hoje comemoramos o Dia Regional do Turismo e precisamos aproveitar este momento para impulsionar ainda mais os potenciais regionais que juntos podemos produzir e desenvolver”.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo de Paranavaí, Jonilson Tada, falou através de uma parábola sobre como as grandes mudanças começam nos pequenos gestos.
“Uma simples ajuda que você dá a uma pessoa pode transformar toda uma comunidade. E é essa transformação que queremos para Paranavaí e a região Noroeste no desenvolvimento do Turismo”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Henrique Scarabelli, representou também o prefeito Rogério Lorenzetti no evento. Para ele, as transformações já estão começando a acontecer.
“Nossa cidade tem um grande potencial turístico e os primeiros passos já estão sendo dados. Começamos a ganhar volume, ganhar corpo e trazer para a sociedade sobre a importância do Turismo para Paranavaí. Qualquer cidade tem potencial para ter turismo; basta a articulação e a mobilização da sociedade para que isso possa acontecer. Muitas pessoas que não conhecem a fundo, acham que é necessário ter um grande recurso natural, uma cachoeira, algo vultoso para o turismo acontecer, e hoje, aqui neste Fórum, estamos vendo cidades que conseguiram fomentar economicamente o município através do desenvolvimento do turismo alternativo”.
O vereador Claudemir Barini diz que quer ver, “como cidadão paranavaiense, nossa comunidade melhorar. Nós temos que começar ao menos a pensar em projetos sobre o que consideramos ideal para o desenvolvimento do Turismo. Não importa quanto tempo demore, não podemos deixar de pensar no futuro da nossa cidade e da nossa região. Por isso é que estamos aqui, realizando este Fórum, que tenho certeza que vai contribuir e muito para mostrarmos a nossa força e potencial”.
Um dos destaques da programação do Fórum de Turismo foi a 1ª Mostra de Produtos Regionais “Feito Aqui”, criada para valorizar, expor e divulgar produtos característicos da cidade e região.
A organização do Fórum e da Mostra foi uma parceria da Rede de Turismo Regional, Diretoria de Turismo e Eventos de Paranavaí e Conselho Municipal de Turismo.