Não há pacientes internados com dengue
Averiguando uma situação oficiosa, o Diário do Noroeste foi informado ontem que não há casos de pacientes hospitalizados com dengue na Santa Casa de Paranavaí. Houve registro de internamento no mês de janeiro, de paciente com dengue clássica, que teve alta médica.
A região Noroeste vive dias de preocupação com a possibilidade de um novo surto da doença. Porém, números da última quinta-feira mostraram situação de relativo controle nas cidades da região, sem qualquer notificação até o momento no ano de 2017.
Paranavaí, porém, vem notificando casos suspeitos rotineiramente e já teve seis pacientes com dengue, confirmados por exames laboratoriais. Além disso, 72 suspeitos foram descartados após exames de laboratório.
A preocupação com a dengue aumenta especialmente nos feriados, quando muita gente viaja. É o caso do Carnaval, que deve promover movimento intenso e um grande fluxo de pessoas buscando lazer nas barrancas dos rios da região. Com isso, podem levar ou trazer a doença, contribuindo para a disseminação.
PRINCIPAIS SINTOMAS DA DENGUE – Febre alta com início súbito; Forte dor de cabeça; Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; Perda do paladar e apetite; Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; Náuseas e vômitos; Tonturas; Extremo cansaço; Moleza e dor no corpo; Muitas dores nos ossos e articulações.