Não houve formação de geada em Paranavaí

As previsões indicam que Paranavaí deverá registrar geadas no final de semana, no entanto, não houve informações sobre o registro desse fenômeno climático, informou o Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura.
Também o Simepar não recebeu relatos de geada na região de Paranavaí, mas apenas na área próxima a Cianorte. O instituto confirmou que a temperatura mínima em Paranavaí foi de 5,5ºC, ontem, pouco antes das 7 horas. Não é a menor do ano – no mês de abril foi registrada a mínima de 4,78ºC.
O Deral continua monitorando a situação climática e deve fazer um trabalho de campo na próxima semana. Numa primeira análise, diante da possibilidade de geada fraca, não deve haver perdas representativas na zona rural, diz o pesquisador do Deral, Ênio Luiz Debarba.
A preocupação é com uma pequena área de milho em floração – cerca de 20% do total, o equivalente a dois mil hectares, hortaliças e a pastagem, lavouras que sentem rapidamente o reflexo de uma geada. Também o gado de leite pode ser afetado, impactando na produção.
Segundo o Simepar, o frio mais intenso deve acontecer no domingo, com mínima de 4ºC. De acordo com as previsões, estão mantidas as possibilidades de geadas também para amanhã, quando a temperatura mínima deve chegar aos 6ºC, a mínima prevista igualmente para hoje (sexta-feira). Para segunda-feira a temperatura sobe, oscilando entre 9ºC e 18ºC.
Ontem os paranavaienses saíram da rotina em função dos termômetros marcarem pouco mais de 5ºC. À tarde houve elevação da temperatura, chegando a 18ºC pouco depois das 12 horas.
O Simepar, em parceria com o IAPAR dispõe o serviço de alerta de geada. Através dele, o produtor rural é informado com antecedência através de mensagens de SMS. É preciso se cadastrar no site do IAPAR (www.iapar.br). A informação é importante para a adoção das medidas mais adequadas para proteger as lavouras.