Nascidos em março, abril e maio vão receber pagamento do FGTS

A Caixa Econômica Federal de Paranavaí terá atendimento neste sábado, das 9 às 15 horas. O objetivo é iniciar o pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para os trabalhadores nascidos nos meses de março, abril e maio. Inicialmente, a previsão é que começasse na segunda-feira (10), mas o início do pagamento foi antecipado.
O expediente diferenciado é para receber exclusivamente pessoas que vão fazer o saque, queiram buscar informações sobre o FGTS, precisem emitir a senha do Cartão Cidadão ou tenham de promover acertos de cadastros dos trabalhadores.
Quem não tiver a oportunidade de ir à agência bancária no sábado, poderá aproveitar os horários diferenciados de atendimento nos próximos dias. É que segunda, terça e quarta-feira, o expediente se estenderá das 8 às 15 horas.
A antecipação ocorreu devido a uma expectativa de saques em montante 60% maior do que na primeira etapa da liberação das contas inativas do FGTS. Além disso, haverá menos tempo para resgate devido ao feriado da Semana Santa, em 14 de abril, quando as agências não abrirão.
Para ter direito ao saque, o trabalhador deve ter conta do FGTS classificada como inativa em 31 de dezembro de 2015. Pela legislação atual, os principais casos em que o fundo pode ser sacado são na demissão sem justa causa, na aposentadoria, quando o trabalhador fica mais de três anos fora do regime do FGTS (ou seja, sem um emprego com carteira assinada) e para financiamento imobiliário.
Em todo o Brasil, mais de 7,7 milhões de pessoas têm direito ao saque a partir de abril. São mais de R$ 11,2 bilhões disponíveis, o que equivale a 26% do total.
Os trabalhadores nascidos entre junho e agosto terão direito ao saque a partir de 12 de maio; nascidos entre setembro e novembro, a partir de 16 de junho; e os nascidos em dezembro a partir de 14 de julho.
Independentemente da data de nascimento, os saques de contas inativas do Fundo de Garantia estarão liberados até o dia 31 de julho deste ano.