Neymar é garçom e o mais caçado no Barça

Na temporada 2016/2017, Neymar não é tão artilheiro como seus companheiros Luis Suárez e Lionel Messi, mas complementa o trabalho ofensivo de outra maneira.
Com dois meses e meio de competições, o camisa 11 é o principal garçom e criador de oportunidades do Barcelona no ano, segundo dados da ferramenta ESPNTrumedia.
Foram 10 partidas até aqui, contando o Espanhol, Uefa Champions League e Supercopa da Espanha. Nelas, Neymar marcou seis vezes, contra 14 de Messi e 10 de Suárez.
Mas dos gols dos parceiros, cinco também tiveram a assinatura do brasileiro: das suas oito assistências (o que mais deu passes para gol no time até aqui), três foram para o argentino e duas para o uruguaio.
A veia criativa também está em alta: Neymar já criou 26 oportunidades de gol e é o líder do quesito no elenco.
Mas o dado mais impressionante em relação ao brasileiro é o número de faltas sofridas. Foram 42 até aqui, uma média de 4,2 por partida. Nos jogos contra Leganés e Atlético de Madri, as botinadas foram mais frequentes: sofreu oito faltas em cada duelo.
Para se ter uma noção melhor da quantidade, o segundo atleta que mais foi derrubado por adversários no elenco do time catalão foi Messi, com 22.
Parte da “caçada” em campo se explica pelo brasileiro ser o que mais busca o drible nos jogos: foram 89 tentativas, sendo 47 bem sucedidas de acordo com o TruMedia. E, talvez, pelas provocações, na análise de alguns adversários.
Basta lembrar que no começo de setembro Neymar foi criticado por alguns, entre eles o ex-jogador Michael Laudrup, por um suposto exagero nos dribles, vistos como provocação. O camisa 11, mais tarde, foi defendido pelos técnicos dos principais rivais do Barça.
“Ele tem uma forma de jogar que é assim. Cada um tem seu estilo de jogo. O criticaram, inclusive em sua vida privada. Se diverte, canta, dança… e destrói. Podem seguir criticando que ele responde onde tem que responder”, disse Diego Simeone, do Atlético de Madri.
“Acho que não é uma provocação. Cada um interpreta o futebol como pensa. Ele faz coisas que muitos não podem fazer”, complementou Zidane, do Real Madrid.
Na última semana, o atacante foi criticado após ter levado uma garrafada de um torcedor do Valencia ao comemorar um gol no Mestalla olhando e fazendo gestos para a torcida adversária. Novamente alvo, foi defendido pelo seu companheiro Rafinha.
”Acredito que ele é vítima de uma campanha midiática. Tem gente que busca esse tipo de coisa, criar algo que não é verdade. Mas isso é futebol, Neymar tem uma qualidade fora do comum e, quando demonstra isso em campo, para mim não é uma provocação, é arte”, disse.
Entre críticas, elogios e botinadas, Neymar poderá melhorar seus números neste domingo, quando Barça enfrenta o Granada às 16h45 (de Brasília) pelo Espanhol. O duelo terá transmissão ao vivo da ESPN Brasil e do WatchESPN. (Reportagem: Guilherme Nagamine, do ESPN)