Neymar está fora da Copa América

Quatro jogos. Esta é a suspensão concedida a Neymar pela Conmebol. No final da tarde de ontem, a entidade máxima do futebol sul-americano puniu o jogador de forma dura e tirou o astro Barcelona na competição. Além do castigo, o atacante recebeu uma multa de US$ 10 mil.
A decisão, no entanto, cabe recurso. O jogador brasileiro foi punido por três jogos pela expulsão na derrota para a Colômbia, por 1 a 0, quarta, em Santiago, além de ter que cumprir a suspensão automática por ter recebido na mesma partida o segundo amarelo no torneio.
Com a decisão do tribunal, Neymar não vai mais disputar a Copa América. Amanhã, a seleção brasileira enfrenta a Venezuela. A partida decide a classificação para as quartas de final do torneio.
Outro atleta envolvido no episódio, o colombiano Carlos Bacca pegou dois jogos de suspensão, além de uma multa de US$ 5 mil.
A CBF teve até o meio-dia de ontem para enviar a defesa do jogador. A entidade reclamou que o “abuso de autoridade” do juiz Enrique Osses, do bandeirinha Carlos Astroza e até mesmo do quarto árbitro Néstor Pitana desestabilizaram Neymar durante a partida. A acusação foi feita com base em relatos da comissão técnica e do próprio jogador.
Ele relatou ter sido chamado por diversas vezes de “piscinero”, em alusão em espanhol à sua fama de “cai-cai”.
Neymar foi expulso após o encerramento da partida. O atacante foi o pivô de uma confusão no campo. Ele tentou dar uma cabeçada num adversário e trocou empurrões com os colombianos. Antes, ele já havia recebido o cartão amarelo, o seu segundo no torneio, e teria que cumprir suspensão automática.
A CBF defendia a punição de apenas uma partida para o atacante.