No Dia do Psicólogo, temos bons motivos para comemorar

Hoje, 27 de agosto, é o Dia do Psicólogo. E por termos profissionais atuando em muitos segmentos, embora ainda cercada de alguns preconceitos e expectativas irrealistas, a profissão de Psicólogo tem se tornado a cada dia mais conhecida e respeitada.
Ser Psicólogo é olhar para o outro, para sua dor, acolher e poder dar de si o melhor para que o outro esteja bem em seus conflitos, traumas e possa elaborar tudo que lhe perturba. É muito importante ressaltar que este profissional, para desenvolver seu trabalho adequadamente, necessita da cooperação de quem o procura, uma vez que o tratamento acontece mediante a relação estabelecida entre dois sujeitos e, como todo relacionamento, é fruto da contribuição de ambos.
Como ciência, a Psicologia busca conhecer o funcionamento mental, as emoções e a formação psíquica do ser humano. Estamos inseridos nos mais diversos campos de trabalho: nas escolas, nas empresas, prefeituras, na área da saúde, assistencial social, educação, além das universidades e tantos outros campos de trabalho, exercendo nosso papel e mostrando como podemos ajudar a tornar melhores e mais saudáveis as relações humanas e as relações consigo mesmo.
Os avanços desta ciência, o despertar da comunidade para o seu valor em diferentes contextos e os resultados da sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas são garantias de que temos bons motivos pra comemorar o Dia do Psicólogo.
Portanto, parabéns a todos os Psicólogos pela profissão, por desempenhar ao longo destes 55 anos um papel tão importante nessa sociedade em que olhar para dentro de si se tornou cada vez mais escasso.
Parabéns por olhar o outro com atenção e zelo. Parabéns por trabalhar para uma vida mais saudável para além da saúde física e biológica.
Parabéns por estarem atentos e lutando contra os fenômenos sociais que estigmatizam e discriminam.
Parabéns por escutar os lamentos de minorias e fazer com que estes também sejam ouvidos e inseridos socialmente.
Parabéns por não aceitarem uma total patologização dos indivíduos e buscarem na diferença o maior elemento de identidade e de saúde. Parabéns por serem Psicólogos!

Comissão Setorial do CRP-PR no Noroeste