No Paraná, Negócio a Negócio já atendeu 115 mil microempreendedores individuais e microempresas
Mais de 115 mil microempreendedores individuais e microempresas do Paraná já foram atendidos, gratuitamente, desde 2010, pelo Programa Negócio a Negócio, do Sebrae/PR. Nesses três anos, a entidade alcançou os 399 municípios do Estado, gerando cerca de 470 mil visitas de orientação empresarial focadas em marketing, operação e finanças. O objetivo é propiciar acesso ao conhecimento.
O coordenador estadual do Negócio a Negócio do Sebrae/PR, Lucas Hahn, informa que somente para este ano a meta é atender 45 mil microempreendedores individuais, com faturamento bruto anual de até R$ 60 mil, e microempresas, com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil, no Estado. Até outubro passado, 39 mil empreendimentos já haviam recebido as visitas oferecidas pelo Programa.
“Temos atingido um número expressivo de empresas atendidas e, com esse trabalho, temos sensibilizado os empreendedores e empresários sobre a importância da busca contínua por conhecimento nos negócios”, explica.
Lucas Hahn informa que para grande parte dos empresários, o Negócio a Negócio registra a primeira experiência de orientação empresarial prestada pelo Sebrae/PR. “Os resultados têm sido muito positivos em todo o Paraná, e o desencadeamento da cultura de busca por informações é o que faz a excelência do Programa. Com o estímulo, temos observado o interesse dos empresários em sanar dificuldades e maximizar os resultados das empresas, tornando-as mais competitivas”, afirma.
Além dos benefícios para as empresas, o Negócio a Negócio também permite ao Sebrae/PR a realização de um mapeamento da realidade do empreendedorismo em todo o Paraná.
“Essas constatações são muito úteis para a entidade, porque apontam as reais necessidades das empresas em cada região do Paraná. Com isso, podemos selecionar, estrategicamente, soluções que, de fato, auxiliem o desenvolvimento dos negócios e que estimulem o empreendedorismo”, explica Lucas Hahn.
Ainda segundo o coordenador do Negócio a Negócio, o Programa é responsável por 45% de todos os atendimentos prestados pelo Sebrae/PR no Estado, e também por descentralizar o acesso aos empresários que ficam em municípios de menor porte, nos quais a entidade não tem estrutura física.
“O método leva informação ao maior número de empresários possível, em especial aos microempreendedores individuais e microempresas que apresentam mais carência em gestão”, completa Lucas Hahn.
BENEFÍCIOS – A empresária Janine Molina Abramoski Fonseca, proprietária da Questão de Estilo, em Paranavaí, no Noroeste do Paraná, foi uma das participantes do Negócio a Negócio. Há dois anos no mercado de moda feminina, ela recebeu pela primeira vez o atendimento da entidade e, segundo ela, foi muito proveitoso. “As orientações contribuíram muito para a melhoria do meu negócio”, destaca.
De porta a porta, Janine Fonseca presta atendimentos individualizados a suas clientes, mas o sonho é abrir uma loja para ampliar o negócio. A partir das orientações do Sebrae/PR, ela percebeu necessidades de melhorias em áreas como o cadastro de clientes, o controle de estoque, a rede de contatos e, inclusive, a importância de iniciar um trabalho nas redes sociais.
“Percebi que, em várias áreas de gestão, eu não dava a importância devida. Sozinha a gente fica sem saber se está empreendendo certo ou errado. Com as orientações do Sebrae/PR, pude ampliar os horizontes e reconhecer os fatores que podem fazer diferença para o meu negócio. Já tenho conquistado mais clientes e pretendo permanecer no caminho certo, buscando aperfeiçoamento contínuo, para ver a minha empresa crescer”, enfatiza Janine Fonseca.
O coordenador estadual do Negócio a Negócio do Sebrae/PR, Lucas Hahn, informa que somente para este ano a meta é atender 45 mil microempreendedores individuais, com faturamento bruto anual de até R$ 60 mil, e microempresas, com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil, no Estado. Até outubro passado, 39 mil empreendimentos já haviam recebido as visitas oferecidas pelo Programa.
“Temos atingido um número expressivo de empresas atendidas e, com esse trabalho, temos sensibilizado os empreendedores e empresários sobre a importância da busca contínua por conhecimento nos negócios”, explica.
Lucas Hahn informa que para grande parte dos empresários, o Negócio a Negócio registra a primeira experiência de orientação empresarial prestada pelo Sebrae/PR. “Os resultados têm sido muito positivos em todo o Paraná, e o desencadeamento da cultura de busca por informações é o que faz a excelência do Programa. Com o estímulo, temos observado o interesse dos empresários em sanar dificuldades e maximizar os resultados das empresas, tornando-as mais competitivas”, afirma.
Além dos benefícios para as empresas, o Negócio a Negócio também permite ao Sebrae/PR a realização de um mapeamento da realidade do empreendedorismo em todo o Paraná.
“Essas constatações são muito úteis para a entidade, porque apontam as reais necessidades das empresas em cada região do Paraná. Com isso, podemos selecionar, estrategicamente, soluções que, de fato, auxiliem o desenvolvimento dos negócios e que estimulem o empreendedorismo”, explica Lucas Hahn.
Ainda segundo o coordenador do Negócio a Negócio, o Programa é responsável por 45% de todos os atendimentos prestados pelo Sebrae/PR no Estado, e também por descentralizar o acesso aos empresários que ficam em municípios de menor porte, nos quais a entidade não tem estrutura física.
“O método leva informação ao maior número de empresários possível, em especial aos microempreendedores individuais e microempresas que apresentam mais carência em gestão”, completa Lucas Hahn.
BENEFÍCIOS – A empresária Janine Molina Abramoski Fonseca, proprietária da Questão de Estilo, em Paranavaí, no Noroeste do Paraná, foi uma das participantes do Negócio a Negócio. Há dois anos no mercado de moda feminina, ela recebeu pela primeira vez o atendimento da entidade e, segundo ela, foi muito proveitoso. “As orientações contribuíram muito para a melhoria do meu negócio”, destaca.
De porta a porta, Janine Fonseca presta atendimentos individualizados a suas clientes, mas o sonho é abrir uma loja para ampliar o negócio. A partir das orientações do Sebrae/PR, ela percebeu necessidades de melhorias em áreas como o cadastro de clientes, o controle de estoque, a rede de contatos e, inclusive, a importância de iniciar um trabalho nas redes sociais.
“Percebi que, em várias áreas de gestão, eu não dava a importância devida. Sozinha a gente fica sem saber se está empreendendo certo ou errado. Com as orientações do Sebrae/PR, pude ampliar os horizontes e reconhecer os fatores que podem fazer diferença para o meu negócio. Já tenho conquistado mais clientes e pretendo permanecer no caminho certo, buscando aperfeiçoamento contínuo, para ver a minha empresa crescer”, enfatiza Janine Fonseca.
Programa
Desenvolvido nacionalmente, o Negócio a Negócio presta atendimento individualizado com o objetivo de levar diretamente aos microempreendedores individuais e empresários de microempresas informações nas áreas de Finanças, Marketing e Operações.
O atendimento do Negócio a Negócio é realizado por meio de visitas e orientações empresariais realizadas por profissionais capacitados pelo Sebrae/PR.