Noroeste do Paraná registrou 41 casos de dengue em 2017

Das 729 notificações de casos suspeitos de dengue, 41 tiveram resultados positivos. Os números mostram a realidade dos municípios do Noroeste do Paraná e são referentes ao período de 1º de janeiro a 31 de maio deste ano.
As confirmações ocorreram em Guairaçá (uma), Loanda (uma), Marilena (quatro), Paranavaí (13), Santo Antônio do Caiuá (uma) e Tamboara (13). Desse total, 29 pacientes contraíram a doença na cidade onde moram e 12 foram casos importados.
Apesar da situação aparentemente controlada e das quedas de temperatura em toda a região, as ações de combate ao Aedes aegypti precisam ser frequentes.
O mosquito transmite dengue, chikungunya, zika e febre amarela continua em circulação. Um dos principais problemas é que moradores ainda fazem o descarte de lixo de maneira irregular em terrenos baldios, estradas rurais e fundos de vale.
Durante o ano, dois casos de chikungunya foram confirmados, ambos em Paranavaí. Os exames laboratoriais não revelaram casos de zika. Também não foram registrados pacientes com febre amarela.
De acordo com as atualizações da 14ª Regional de Saúde, os últimos casos de dengue confirmados no Noroeste do Paraná são de aproximadamente um mês atrás. Os dois pacientes que tiveram a doença são de Tamboara.