Noroeste do Paraná tem quatro casos suspeitos de sarampo

REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) investiga quatro casos suspeitos de sarampo notificados em municípios da região Noroeste. São três em Paranavaí e um em Alto Paraná. As informações constam no boletim semanal, com os dados estaduais, divulgado na quinta-feira (10).
O Paraná soma 103 confirmações da doença. A maioria está na Região Metropolitana de Curitiba, com 98 casos positivos. Outros dois foram identificados em Maringá, um em Londrina, um em Ponta Grossa e um em Jacarezinho. O número de notificações de casos suspeitos é 484.
A faixa etária mais atingida é de 20 a 29 anos, com 64 confirmações. Crianças e adolescentes de 10 a 19 anos totalizam 21 casos positivos. Pessoas com 30 a 49 anos somam 12 confirmações. No grupo de 50 a 59 anos, três casos. Entre as crianças de até seis meses de idade, dois. De cinco a nove anos, um.
VACINAÇÃO – Enquanto os casos de sarampo avançam pelo Paraná, a campanha de vacinação contra a doença segue na primeira etapa, voltada para crianças de seis meses a quatro anos de idade vai até 25 de outubro. A dose também garante imunização contra caxumba e rubéola.
De acordo com informações da 14ª Regional de Saúde, a procura pela vacina tem sido expressiva, mas o número de crianças de seis meses a um ano de idade é menor do que esperado. A preocupação é que se trata da faixa etária com maior risco de apresentar complicações provocadas por sarampo.
A segunda fase da campanha terá início em 18 de novembro e se estenderá até o dia 30 do mesmo mês. Na ocasião, o público-alvo será formado por pessoas com 20 a 29 anos de idade. Vale lembrar que a vacina contra o sarampo faz parte da rotina, ou seja, está disponível para toda a população.