“Nós não vamos sustentar presidente que vive da associação”, diz prefeito

O prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes, recebeu nesta sexta-feira representantes de diversas associações de moradores para falar das mudanças na legislação e a forma de atuação da Prefeitura.
“Nós não vamos sustentar presidente que vive da associação e não traz retorno à população. Os que forem honestos na aplicação dos recursos receberão a subvenção, mas quem estiver errado ficará sem receber”, disse o prefeito.
Acompanhados pelo vereador Lucas Baroni, os representantes das associações ouviram as explicações do prefeito, que mostrou pessoalmente a situação de algumas entidades através de uma análise prévia das prestações de contas dos últimos anos, onde possíveis irregularidades podem ser detectadas.
As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura.
“Temos notas de associações que eram reformadas todos os anos, valores altos e que geram desconfiança. Por conta disso, entreguei um ofício pedindo as notas fiscais dos últimos cinco anos. Queremos fazer um pente fino, uma análise minuciosa para separar quem está certo de quem está errado, assim, garantiremos que os recursos sejam aplicados com responsabilidade em prol da população”, enfatizou o prefeito.
Rossato Gomes ainda esclareceu que, depois das análises feitas, as associações que realmente possuem interesse de fazer o bem serão beneficiadas. “Se existirem irregularidades em algumas associações, elas ficarão de fora do termo de colaboração, ou seja, quem estiver em dia com as leis, vai poder receber mais recursos”.
Durante a reunião, o controlador-geral da Prefeitura, Carlos Alberto Vieira, explicou que uma mudança na legislação não permite repasse de verbas para custeios de água e luz.
“Antes nós repassávamos uma subvenção, mas agora somos obrigados pela lei a fazer um termo de colaboração que tenha vínculo nas áreas sociais, educacionais e de saúde. Portanto, para que uma associação receba recursos, é necessário um projeto de envolvimento com a sociedade”.
Em 2016, Paranavaí tinha 13 associações de moradores que receberam subvenções. Na reunião de ontem, sete associações enviaram representantes, mas apenas duas são conveniadas à Prefeitura e as outras cinco são novas associações.
Aproveitando o encontro no gabinete, moradores questionaram obras e serviços da Prefeitura nos novos conjuntos. “Já havíamos anunciado a duplicação da rodovia, que inclusive já está em processo de licitação, mas faremos ainda mais. Vamos construir uma creche para os moradores daquele local e, em parceria com o deputado Tião Medeiros, também teremos um espaço de lazer com área esportiva de campo sintético. Além disso, estamos reivindicando na Sanepar a construção de uma estação elevatória para atender a Coloninha e os novos Conjuntos, assim, toda aquela região ficará com saneamento de qualidade. Vamos mudar completamente a imagem daquele bairro, tornar um lugar mais bonito e com qualidade de vida”, finalizou o prefeito.