NÓS SOMOS O QUE PENSAMOS

Nos últimos anos foram investidos muitos esforços para se estudar a mente humana. Novas ciências surgiram, direcionadas a explorarem o potencial da mente.
Entre essas a Parapsicologia, que podemos defini-la como: A ciência que estuda a mente humana e seus fenômenos paranormais.
A parapsicologia divide a mente humana em CONSCIENTE e SUBCONSCIENTE. 
O CONSCIENTE age quando fazemos algo que exige atenção. Eu sei, quero e posso fazer tal coisa. Ele funciona quando o ser humano pensa, analisa, compara, raciocina, julga, decide, compreende, orienta-se… Como quando você começou a aprender a dirigir. Tinha de prestar atenção onde fica o acelerador, freio, embreagem, as marchas… Hoje você faz tudo de modo automático, porque passou do consciente para o subconsciente. O consciente é responsável por apenas 5% das nossas ações durante o dia. 
O SUBCONSCIENTE age de modo autônomo e automático. Ele não pensa, não distingue o certo do errado, o positivo do negativo, o bem do mal. Ele é como um robô, uma vez programado, age automaticamente. Ou pode ser comparado com um terreno que acolhe a semente e faz germinar, sem se questionar se essa semente é boa ou não. O subconsciente é responsável por 95% das ações do nosso dia. Daí a grande importância de programarmos nosso subconsciente para agir em nosso favor. Ele move o nosso corpo. Quanta coisa que fazemos de modo automático: andar, comer, vestir, dirigir… A Lei da Repetição faz com que a participação do consciente seja dispensada. O subconsciente move o coração – sentimentos e emoções também são reações automáticas. Um exemplo: medo de um inseto frágil, como a barata. Só pode vir de uma programação instalada em um determinado momento. O subconsciente move a realidade. Depois de programado, o subconsciente produz resultados práticos: da saúde à doença, do fracasso ao sucesso, da decepção ao mais belo amor, da pobreza à fortuna, da intriga à amizade… O subconsciente possui a capacidade de criar a nossa realidade, de conduzir nossa existência.
Como programamos nosso subconsciente? Pela repetição e imaginação. Se você repete e imagina coisas boas para você, para sua família, seus negócios, o subconsciente vai agir de acordo com o conteúdo que você manda para ele. O contrário também acontece, uma vez que o subconsciente não seleciona nada, apenas executa. Daí a importância do que pensamos e imaginamos para nossa vida. 
Voltarei a esse assunto, pois agradeço o convite da Tânia para ser um dos colunistas deste Portal. Termino com uma frase de Buda.
"NEM TEUS PIORES INIMIGOS PODEM FAZER TANTO DANO COMO TEUS PRÓPRIOS PENSAMENTOS"

Colaboração de Josué Ghizoni