“Nossa prioridade é investir em pessoas”, diz prefeito

“A população nos cobra muito por obras, mas sempre dissemos que nossa prioridade é investir em pessoas”. A frase é do prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (Caique) durante reunião com diversas pessoas para a implantação do programa Família Paranaense.
“Sabemos que educação e assistência social fazem a parte da formação e do resgate social, inserindo as pessoas no contexto da sociedade, dando a elas oportunidades iguais. Sempre tivemos como foco a integração de políticas setoriais. Nesse caso, trabalhar sempre em prol das famílias que precisam do auxílio do poder público. Não importa o tipo de vulnerabilidade, nós precisamos fazer nossa parte e trabalhar para acabar com esses problemas. Ter mais recursos voltados a essa área é muito positivo”, destacou o prefeito.
Segundo o chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Valmir Trentini, o município fez a adesão ao sistema e ao método previsto de aplicação do programa em julho. Com isso, está previsto o repasse de um recurso do Governo do Estado para implementar o programa.
“Paranavaí tem 80 famílias em situação de vulnerabilidade que são passíveis de ser atendidas pelo programa. Isto vai gerar uma certa prioridade nas políticas públicas locais. Vamos focar primeiro nestas famílias que estão em situação de maior vulnerabilidade. Se atuarmos para resolver os problemas mais emergenciais destas famílias, vamos conseguir com que elas se insiram socialmente e economicamente, e saiam desta situação de vulnerabilidade”, explicou Valmir.
Para o funcionamento do programa, o Estado oferta para o município um sistema bem completo de informações, denominado BI (Boletim Inteligente). Nele tem todos os dados que o município pode usar em todas as áreas para atender a estas famílias em vulnerabilidade. O sistema agrega todos os dados do Cadastro Único e mais alguns dados paranaenses.
“Agora nós estamos na fase de formar os comitês locais e o municipal para gerenciar todo este trabalho. As famílias serão atendidas de acordo com a área que moram, com uma atenção específica às necessidades de cada uma dessas famílias. Vemos que a administração tem interesse em fazer as coisas acontecerem e que a parceria entre o Estado e o município é muito sólida, por isso estamos dando o pontapé inicial a este trabalho”, enfatizou Trentini.