Nossa única firmeza é a fé
O único jeito de sobreviver é acreditando! A única maneira de contemplar a vitória é depositando nossa fé em Deus. Acreditar no Deus dos impossíveis, dos milagres.
Se não depositarmos nossa fé em Deus, não sobreviveremos. Acreditando simplesmente na previdência humana, haveremos de fracassar! Por mais autossuficiente que você seja, não é sua inteligência, sua profissão, seu dinheiro que vão lhe dar garantias. Você pode ter tudo isso agora e, amanhã, não ter mais. É isso que tenho presenciado, infelizmente, com muitos amigos meus.
Como o profeta Isaías, ouso dizer: você precisa depositar sua confiança em Deus. Para você confiar, precisa ter uma cabeça e um coração bons. Você precisa ser uma pessoa de fé. Por você mesmo, não existe firmeza debaixo dos seus pés. Nossa única firmeza é a fé.
Se você é um incrédulo, um calculista, um lógico, precisa deixar de ser. Se você quer resolver tudo com sua lógica e seus esforços, precisa mudar. Você deve ser uma pessoa de fé! Minha mãe foi tuberculosa durante sete anos. Ela só tinha a mim e ao meu irmão quando o médico a proibiu de ter mais filhos.
Certo dia, minha mãe descobriu que estava grávida novamente. O médico a repreendeu, dizendo: “A senhora não tem juízo! Volte aqui amanhã e realizaremos o aborto dessa criança”. Ela foi firme e disse: “Não!”.
Ao procurar outro médico, encontrou um muito compreensivo e animador. Disse a ela: “A senhora fez muito bem em não aceitar o aborto: essa criança veio para sua cura e não para sua doença. Tenha confiança. Vamos cuidar da criança e da mãe”. Ele não era um especialista em pulmão, era apenas um clínico geral.
A fé e firmeza de minha mãe foram premiadas. Nasceu Maria, a primeira de minhas irmãs. Você pode imaginar a festa que foi a primeira menina de nossa família… E minha mãe ficou curada da tuberculose.
Quem deu alta à minha mãe foi o próprio médico, mas Deus ouviu e assinou embaixo. E, por ter acreditado, recebeu dos lábios do médico a alta que Deus mesmo lhe concedia. Só há uma maneira de se firmar: ser homem ou mulher de fé.
*Monsenhor Jonas Abib. Fundador da Comunidade Canção Nova e presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP).