Notificações de casos de dengue em Paranavaí têm resultados negativos

A confirmação de um caso de dengue em Paranavaí, na semana passada, deixou em estado de alerta as autoridades em saúde. A situação foi agravada pela suspeita de que mais duas pessoas tinham contraído a doença. Os exames laboratoriais, no entanto, tiveram resultados negativos.
Foi o que informou a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Verônica Moraes Francisquini Gardin. No dia 21 de julho, durante a reunião do Comitê de Combate à Dengue, ela havia chamado a atenção para o risco de epidemia da doença em Paranavaí.
Na ocasião, os participantes foram informados de que casos positivos de dengue não são comuns no inverno, que é o período de condições menos favoráveis para a proliferação do mosquito transmissor, Aedes aegypti. Aquela confirmação, dias antes, e as outras duas notificações indicavam que existia circulação viral.
Mas o alívio que os resultados negativos trouxeram não deve significar tranquilidade. Os trabalhos de rotina continuam sendo realizados diariamente pelas equipes da Vigilância em Saúde, por todos os bairros de Paranavaí. Os moradores também precisam se manter alerta e tomar os cuidados necessários para eliminar os possíveis criadouros do mosquito.
Além dos objetos encontrados dentro de quintais e fundos de empresas, os ovos podem ser depositados pela fêmea em resíduos descartados em terrenos baldios e fundos de vale. Imóveis abandonados também acumulam lixo jogado pela população.