Novo presidente fala em fortalecimento da ética e da moralidade na gestão pública

O Observatório Social de Paranavaí tem nova diretoria. O presidente é o advogado Rodolfo Gouvêa Pomin (mandado 2019/2021), que substitui Marcos André Garrido Campos (presidiu a entidade a partir de 2016). 
Pomin visitou a redação do Diário do Noroeste, ontem, e falou das prioridades para o novo período. Foi recebido pela jornalista Tânia Mara Bogoni. 
Acompanhado na visita pelo vice-presidente Cláudio Miguel de Souza e pela coordenadora Thaís Soares, Pomin citou como meta o fortalecimento da ética e da moralidade na gestão pública.
Uma missão prática, avalia, é tirar das empresas a crença de que licitação seja algo difícil de participar. Ele entende que a maior participação dos empresários pode estimular a concorrência e gerar economia de recursos financeiros públicos.
Rodolfo Pomin adverte que a função do Observatório é acompanhar os trabalhos dos poderes Executivo e Legislativo, na perspectiva de contribuir, oferendo auxílio e até orientações em caso de necessidade.
Ele descarta qualquer conflito com os poderes, já que a missão é ajudar nas questões que envolvam o interesse público. “Nossa função é complementar”, sintetiza.
O Observatório é aberto para toda a população. São basicamente apenas dois pré-requisitos para participar: não possuir filiação partidária e nem vínculo com os órgãos fiscalizados ou empresas interessadas diretamente, resume o vice-presidente Cláudio Miguel de Souza.
A entidade carece de novos voluntários. A diretoria é composta por doze pessoas e o grupo tem se mantido em até 20 participantes. São poucos diante da complexidade do serviço. Uma das carências é a falta de técnicos, capazes de atestar qualidade de serviços e a correção de procedimentos.  
A coordenadora Thaís Soares complementa que as reuniões acontecem sempre na terceira segunda-feira de cada mês, às 7h45, na sede da Aciap (Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí), também sede do Observatório. 
COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA
A nova diretoria do Observatório Social está assim composta:
Presidente – Rodolfo Gouvêa Pomin; Vice-presidente para Assuntos Administrativo-financeiros – Cláudio Miguel de Souza; Vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças – Ubiratan Ângelo Fernandes; Vice-presidente para Assuntos de Produtos e Metodologia – Marcos André Garrido Campos; Vice-presidente para Assuntos de Controle Social – Agnaldo Sartorelle. 
CONSELHO FISCAL – Luciane Casorillo Travain, Gustavo Henrique Leite Ayala, Ailton Salvador, Marcos Vieira Borges, Alexandre Paulino Sierra da Silva; Clodoaldo Zago Campos. Coordenadora: Thaís Soares.