Novos prefeitos ficam sem acesso a recursos por demora na liberação de senhas

Imagine você ter dinheiro na sua conta, mas não conseguir usá-lo porque o banco não libera sua senha. Pois essa é a situação de 4.232 novos prefeitos em todo o país. As informações foram repassadas pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Isso acontece porque houve um atraso na validação de documentos que liberam acesso às contas das prefeituras no Banco do Brasil.
Em Paranavaí, essa situação pode atrasar ainda mais a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Por conta dessa demora dos bancos em liberar as contas da prefeitura, o pagamento de janeiro no valor de R$ 144 mil ainda não foi feito à empreiteira responsável, que ameaça parar as obras.
O secretário municipal de Fazenda, Gilmar Pinheiro, explica que “essa é uma situação que acontece em todo o Brasil, não só aqui em Paranavaí”. Ele também disse que a Confederação Nacional dos Municípios já entrou em contato com a diretoria do Banco do Brasil para pedir esclarecimentos sobre a demora. “A CNM encaminhou no dia 10 um ofício em que solicita celeridade na liberação desses cadastros e o acesso às contas municipais”.
Em nota, a diretoria de governo do BB disse que a validação da documentação dos gestores é centralizada em São Paulo e que por medida de segurança é feita de forma manual. Desta forma, a previsão é que após a formalização da regulamentação dos documentos, as agências bancárias liberem os cadastros, condicionando o gerenciamento de acesso das contas municipais aos gestores públicos.