Núcleo Maria da Penha inicia atendimentos amanhã

O Núcleo Maria da Penha (Numape) inicia os atendimentos amanhã (5) em Paranavaí. Trata-se de uma estrutura para atuar em parceria com órgãos do serviço público na proteção dos direitos e no apoio às mulheres vítimas de violência. São atendimentos psicológicos e de direito, entre outros. Em Paranavaí, o núcleo foi viabilizado num trabalho conjunto a partir de projeto de extensão da Unespar (Universidade Estadual do Paraná).
Na semana que passou a equipe do Numape visitou o Creas (Centro de Referência da Assistência Social), a Delegacia da Mulher e o IML (Instituto Médico legal), objetivando definir a agenda de atendimentos e outros temas.
“A partir de segunda feira, com base em nosso planejamento em conjunto com a rede, iniciaremos os atendimentos”, informa a professora e coordenadora do projeto, Maria Inez Marques (da Unespar), através das redes sociais.
Ela complementa que, na próxima semana, a equipe deverá ser apresentada ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paranavaí. “Nos dias subsequentes organizaremos nossa agenda para estabelecer proximidade e parceria com outros órgãos relacionados direta e indiretamente com a política para mulheres e que possam contribuir na prevenção e no atendimento à demanda real e potencial existente em Paranavaí e comarcas específicas”, define.
INICIATIVA – Entre outros aspectos, o Projeto Numape busca resgatar a dignidade da mulher vítima de violência doméstica. Para isso, os integrantes farão atendimentos gratuitos, com o objetivo de proporcionar a garantia de direitos individuais e coletivos e oferecer assistências jurídica e psicológica.
Também atuarão no sentido de contribuir para a disseminação da Lei Maria da Penha e das demais regulamentações na área de proteção à mulher. Essa etapa se dará a partir de debates, palestras, oficinas, cursos e projetos específicos. Outras ações também poderão ser realizadas.
NUMAPE – O Núcleo Maria da Penha (Numape) é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a rede de proteção às mulheres existente em Paranavaí – que inclui Delegacia da Mulher, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Ministério Público e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
A coordenadora do projeto em Paranavaí, Maria Inez Barboza Marques, explicou recentemente que a intenção é “caminhar bem próximo às mulheres que vivenciam violências no cotidiano”. Além disso, o que se propõe é abranger familiares das vítimas.
A avaliação de Maria Inez é que o Numape “terá um papel extremamente relevante, pois atuará na compreensão e na busca por respostas às questões relacionadas às desigualdades de gênero tão enraizadas na sociedade”.
(Com informações de release da assessoria da Unespar)