Número de incêndios ambientais aumenta e preocupa bombeiros

Os números de atendimentos do Corpo de Bombeiros de Paranavaí, Nova Esperança, Nova Londrina, Loanda, Querência do Norte e Terra Rica mostram que esse ano houve aumento nos números de incêndios ambientais (terrenos baldios, matas e pastagens). Até o final da manhã de ontem foram registradas 55 ocorrências. No mesmo período do ano passado foram 50 e em 2012 foram 43 incêndios.
A cidade de Loanda teve o maior aumento. Em 2012 foram sete combates, no ano seguinte foram 15 e esse ano são 20 atendimentos. De acordo com o sargento Fábio Urbano, em Paranavaí os números se mantêm no mesmo nível.
O bombeiro expressou preocupação porque esse ano as ocorrências começaram mais cedo. “Em geral os incêndios acontecem com mais frequência a partir de março. Se não tiver conscientização a situação pode ficar crítica”.
Urbano disse que a maioria dos incêndios começa de forma intencional e é para queimar matos em terrenos baldios. Ele afirmou que o tempo seco colabora para que o fogo se espalhe rapidamente e fuja do controle.
“As pessoas limpam os terrenos e colocam fogo para não ter que gastar no transporte dos entulhos. Colocam fogo sem maldade e, na maioria das vezes, a situação foge do controle. É necessário que as pessoas denunciem essa atitude que faz mal para a saúde e coloca em risco a vida de muita gente”, concluiu.
Para combater esses incêndios os bombeiros contam com uma camionete traçada nas quatro rodas e que entra em terrenos de difícil acesso. O veículo tem uma bolsa de 800 litros de água, uma bomba de pressão, um rolo de mangueira de 50 metros e um esguicho especial.