Número de mortes no trânsito em Paranavaí caiu 78% em 2017
Um levantamento feito pela Polícia Militar mostra que o número de mortes causadas por acidentes de trânsito em Paranavaí diminui 78% no ano passado. Em 2016 foram registradas nove mortes, enquanto em 2017 foram apenas duas.
“No ano passado foram 933 acidentes registrados pela Polícia Militar, enquanto que em 2016 foram 907. Mas apesar do maior número de acidentes, houve uma diminuição considerável na gravidade dos ferimentos e no número de mortes. Isso mostra que algumas ações de fiscalização e conscientização que temos feito estão dando resultado positivo”, avalia o secretário de Segurança e Trânsito, Heron Radke.
Em 2017, a Secretaria de Segurança e Trânsito intensificou as ações de fiscalização, especialmente na região central e nas principais avenidas da cidade. “Entendemos que o maior número de acidentes de trânsito se concentra nas vias de grande fluxo de veículos e também nas avenidas, já que os motoristas acreditam que podem andar em velocidades mais altas por serem vias mais largas e rápidas. Por isso, aumentamos o número de ações de fiscalização, além de realizar constantemente blitze educativas para motoristas e pedestres (durante e também fora do período da Campanha do Maio Amarelo)”, destaca.
Para Heron, outras duas ações fundamentais para garantir o respeito às leis de trânsito foi a instalação de equipamentos eletrônicos de fiscalização, como os controladores de avanço de sinal (furões) nos cruzamentos da Heitor de Alencar Furtado com a Ettore Giovine, em frente à rodoviária, e da Luiz Spigolon com a Pernambuco. “As pessoas começam a prestar mais atenção, a tomar mais cuidado para evitar multas. E, apesar de não ter a simpatia de muitos motoristas, o radar móvel também contribuía para a fiscalização, especialmente porque fizemos um estudo dos pontos com maior número de acidentes e procurávamos variar o radar móvel para esses locais”, explica.
Para este ano, a ideia do secretário é investir mais em ações de educação no trânsito, com palestras nas escolas, empresas, blitze educativas constantes e a instalação de mais equipamento eletrônicos de fiscalização. “A previsão é de que nos próximos 60 dias já estejamos com 10 controladores de avanço de sinal em Paranavaí. Também já estamos finalizando os estudos para a instalação de radares fixos em alguns pontos. Tudo isso deve colaborar para diminuirmos ainda mais o número de acidentes e de mortes no trânsito de Paranavaí”, finaliza Heron. As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura de Paranavaí.
Confira as vias com maior número de acidentes registrados em 2017:
– Avenida Deputado Heitor de Alencar Furtado – 109 acidentes
– Avenida Presidente Tancredo Neves – 50 acidentes
– Rua Manoel Ribas – 48 acidentes
– Rua Pernambuco – 45 acidentes
– Rua Souza Naves – 41 acidentes
– Avenida Distrito Federal – 41 acidentes
– Rua Antônio Felipe – 39 acidentes
– Avenida Paraná – 35 acidentes
– Rua Guaporé – 24 acidentes
– Rua Luiz Spigolon – 24 acidentes
– Avenida Rio Grande do Norte – 24 acidentes
– Rua Marechal Cândido Rondon – 23 acidentes
– Rua Getúlio Vargas – 23 acidentes
– Avenida Martin Luther King – 23 acidentes
– Rua Éttore Giovine – 22 acidentes
– Avenida Euclides da Cunha – 20 acidentes