O despertar da força

É comum nessa época de fim de ano as pessoas e algumas empresas fazerem um "balanço" do ano que se passou. Analisar e avaliar ganhos, perdas, lucros e prejuízos. E no meio desse processo também é comum a criação de novas metas, novos desafios ou ainda a redefinição dos alvos que não foram atingidos. Diante de tudo isso, há um fator (dentre vários) que eu gostaria de destacar que pode ser determinante, ou para o sucesso ou para o fracasso em relação a um novo ano que está se aproximando: a nossa energia, disposição e o desejo de continuar e prosseguir na luta!
Mas como ter ânimo no meio de tanto sentimento ruim e amargo que nos cerca? Como ter coragem e garra para o futuro, se o passado foi ao longo da jornada desgastante, cheio de fracassos e decisões erradas, onde nossas ideias e conceitos foram distorcidos pela nossa ignorância, orgulho e insensatez? Ou ainda, como reunir estímulo para continuar no caminho da vida, se tudo pelo qual lutamos e sonhamos acabamos conseguindo e agora, não temos mais por quem ou por que lutar? 
Creio que a resposta para as perguntas acima envolvem uma palavra: força! Uma grande dose de força de vontade, de viver e de batalhar. O problema que essa é uma virtude que poucos desenvolvem, mas não é impossível de se obter. 
Uma das formas é a pessoa saber realmente o que ela de fato quer ou para onde deseja chegar, caso contrário, é impossível que a sua vontade se desenvolva,  e no fim, acaba sempre ficando no mesmo lugar, "rodando em círculos". Muitas vezes, o medo também é uma barreira que nos impede de avançarmos e tomarmos uma atitude na nossa vida (nos próximos artigos, falarei mais preciso e detalhadamente sobre o fator medo). É o medo de nos ferir, de ferir o outro, da decepção ou do olhar crítico das pessoas, etc. Acreditar mais em si mesmo e não temer as consequências das suas ações, acabará por produzir na mente da pessoa, um terreno fértil que fará surgir a força de vontade.  Por isso, reflita sobre suas dúvidas e sobre o que tem te mantido estagnado no mesmo lugar, e TOME uma decisão! Ela é sua e SOMENTE sua!
Outro ponto diz respeito à motivação. A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Se aquilo que você deseja realmente vale o esforço, então a sua força de vontade e desejo se torna mais forte. Crie ou liste todos os motivos que você tem para manter o seu foco e motivação. Eles serão a sua meta, o seu alvo a seguir. 
A mudança é outro fator que pode também ajudar a fortalecer e manter sua força viva e renovada. Vejo isso como fundamental para a vida em praticamente todas as suas esferas. Albert Einstein tinha uma definição legal para a loucura, da qual eu gosto. Segundo ele, "loucura" era o indivíduo querer resultados diferentes tendo as mesmas atitudes do passado. Parece óbvio, mas as pessoas muitas vezes querem continuar no "velho" estilo de ser, pensar e agir consigo mesmo, com seu próximo e com a vida, acreditando e esperando que obterão "novos" frutos e resultados diferentes do que colhem atualmente. Evidentemente que o fim desse caminho não é outro senão o da frustração, que acaba por enterrar ainda mais o ânimo, a esperança e a fé deste indivíduo, fazendo-os jogar a culpa em Deus, no diabo, no presidente, no chefe do trabalho, no cônjuge, em qualquer um MENOS nele próprio! Nada irá mudar por si só como passe de mágica (que é o que muitos querem que ocorra) e tudo ficará como está, com sabor amargo e sentimento dolorido, a não ser por um detalhe: se houver e despertar um desejo real, verdadeiro e consciente de mudança na mente! Escuto o tempo inteiro as pessoas clamarem por mudança! Mudança na política, na sociedade, na justiça, na sua família, no seu casamento, na sua vida financeira, enfim, mas elas próprias quase nada de mudança realizam, e tudo fica do jeito que está! Não me refiro na mudança de torcer para outro time de futebol, ou mudar de religião, de cidade, de país, de ideologia política ou sexual. Mas sim, na mudança do pensamento, das ideias e dos conceitos que o ser humano tem da vida, para a vida e em vida! E é essa mudança no pensamento que provoca de fato, a mudança no comportamento, nas atitudes e ações. Isso só pode ocorrer quando a pessoa (e somente ela própria tem esse poder) despertar genuinamente na sua consciência esse desejo e força de vontade, que gera motivação, nova vida, novos rumos e mudança permanente. Exemplos não faltam de pessoas que largaram seus vícios, manias e hábitos que estavam por destruir seus relacionamentos afetivos e familiares, suas vidas físicas, emocionais, e até espirituais, por uma nova mentalidade e visão de encarar a vida e de se alimentar com a vida, através de relacionamentos bons e reconciliados, amizades novas, atividade esportiva, vida familiar, alimentação equilibrada, etc. 
Que o Ano novo seja para nós o símbolo de que podemos recomeçar em qualquer tempo, e que nos traga a esperança de mudanças significativas nas coisas que sabemos que podemos ser para os outros e para nós mesmos, seja em primeiro de janeiro, ou depois das férias, do Carnaval, ou porque não começar agora nesse momento? 
Hoje, no fim desta leitura se você quiser, poderá ser esse o dia! O dia do despertar de sua força! A força (que podemos colocar aqui como vida) está chamando por você! Deixe-a despertar em sua mente e coração!

Colaboração de Marcelo Fernando Rojas Rios