O efeito do voto consciente do Cristão
A Igreja, como instituição, de fato, não deve ter vontade e vínculos partidários. Porém, seus membros, como cidadãos, precisam entender que existem inúmeros exemplos bíblicos, que nos dão a direção de como nos comportar diante das eleições, dos governos constituídos e da política.
O termo política tem sua origem no grego, quer dizer membro da cidade. Trata-se do cidadão no pleno gozo de seus direitos, consciente de seus deveres, vibrando de amor pelo seu bairro, cidade, estado e país. O apóstolo Paulo dizia, com orgulho: "Eu sou um cidadão romano" (Atos 22.26). Jesus, como bom cidadão, ao saber da ruína de Jerusalém, capital de sua pátria, chorou sobre ela (Lucas 19.41).
Ser discípulo de Jesus é por excelência ser cidadão eficiente, chorar pela nação, ser promotor do bem-estar comum. A interação, a cooperação entre pessoas humanas, permite a execução de tarefas comuns onde o poder público não cumpre tantas vezes suas obrigações.
Esta consciência política conduz à participação ativa nas associações de bairros e em todos os outros empreendimentos que visam o progresso comunitário. É imprescindível ao seguidor do Evangelho estar engajado nos movimentos aptos a transformar as estruturas injustas e opressoras, pois não pode ficar alienado dos problemas do meio em que vive.
A Bíblia, aliás, descreve a história do povo de Deus dentro de um plano religioso e político. Entre tantos outros personagens notáveis destacamos o exemplo de Moisés, dos reis Davi e Salomão, e de José, Governador do Egito.
Quando o cristão entender que é plano de Deus que interessemos pelo destino de nosso país, o voto consciente será a poderosa arma que, além de banir os que depredam o patrimônio público, contribuirá para o cumprimento dos Salmos 85.10: A misericórdia e a verdade se encontraram, e a justiça e a paz se beijaram.
Ministério Esperança – Assembleia de Deus Cidade Alta.
Família Zetty, www.zetty.com.br. Rua São Paulo, 802 – Cidade Alta – Nova Esperança-PR. Telefones (44) 3252-3647/9945-0202. Ensaio intercessão com o Grupo de Mulheres “O Poder da Mulher que Ora”, na igreja toda quarta às 20h00, adoração na igreja todo domingo, às 19h00. Programa de rádio, todo domingo, 15h30, Rádio Skala FM em Paranavaí, 87.9, www.radioskalafm.com.br.