O estudante e os ensinamentos sobre cidadania

Wellington Ferreira*

A passagem do Dia do Estudante na segunda-feira, 11 de agosto, teve um especial significado para a cooperativa de crédito Sicredi. O leitor poderia indagar: por que a data – que para grande parte da população nem é lembrada – seria tão representativa para a instituição?
A resposta é simples: a cooperativa de crédito está diretamente envolvida em motivar mais de 700 educadores que, em sala de aula, são referência para nada menos que 7,5 mil alunos da faixa etária entre 4 a 10 anos, de 45 estabelecimentos municipais de ensino, situados em 14 cidades, inclusive na região de Paranavaí.
Com o apoio e a parceria dos municípios, o Sicredi leva até eles – para que desenvolvam entre os estudantes – o conteúdo do consagrado programa “A União Faz a Vida”, cuja proposta é contribuir por meio de ensinamentos voltados à prática da cidadania, cooperação, preservação do meio ambiente, adoção de hábitos saudáveis e o papel de cada um na sociedade, enfim, para que sejam, no futuro, cidadãos conscientes.
O programa é uma forma cooperativa de educar que tem alcançado, pelos seus resultados e conquistas, um grande sucesso nos municípios onde se realiza. Em todo o Brasil, o Sistema Sicredi abrange, com a iniciativa, cerca de 160 mil alunos e 18 mil educadores.
Num mundo em constante mudança e repleto de desafios, ações voluntárias como o programa “A União Faz a Vida”, criada por uma instituição comprometida com o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde atua, reforçam ainda mais as expectativas de quem aposta em uma sociedade mais justa.
Por isto é que o Dia do Estudante sensibiliza tanto aqueles que, como o Sicredi, acreditam estar fazendo a sua parte para que as novas gerações de brasileiros estejam bem preparadas para fazer do Brasil o país dos nossos sonhos.