O jogo só termina no apito final
Promover segurança às pessoas é dar a elas qualidade de vida. Uma cidade com baixos índices de criminalidade é um atrativo poderoso para investimentos.
Nesta semana, após vencer muitos obstáculos, alguns ainda sendo transpostos, tivemos a alegria de empossar os componentes da guarda municipal de Paranavaí. Trata-se de uma conquista histórica e vai melhorar muito as nossas condições de combate à criminalidade.
Importante frisar que a guarda, cujas funções estão definidas em lei, não vai fazer o trabalho das corporações existentes como as polícias militar, civil e federal. Será uma força auxiliar, com foco no policiamento preventivo dos espaços, logradouros e prédios públicos, coibindo eventuais ações criminosas que resultem em danos ao patrimônio público e a integridade das pessoas, protegendo a vida e evitando crimes pela ação preventiva nas ruas.
Trata-se de uma corporação importante, que foi muito bem treinada pela polícia militar, recebendo atenção e conhecimento para atuar na área de segurança. Inicia suas atividades sem o uso de armas letais e vai completar seu treinamento no uso das mesmas assim que o exército liberar a munição necessária, o que deve ocorrer no segundo semestre.
Quanto aos veículos, a aquisição já se encontra autorizada, cumprindo rituais burocráticos, e a rodoviária nova vai iniciar reforma para abrigar a sede da GM, sendo que, no futuro já está planejada uma instalação definitiva no local conhecido por "armazém do IBC" que está em processo para transferência definitiva ao município por parte do governo federal.
Como se trata de algo novo, vamos ter alguns problemas que serão superados com paciência e determinação. Embora tenha sido estudada, planejada e pensada, com ajuda das corporações existentes e visitas dos responsáveis para observar experiências em outras cidades que têm este tipo de organização, estamos sujeitos aos reveses próprios da burocracia e do sistema legal vigente, além dos imprevistos vividos pelo país e demais entes federados causados pela situação política e econômica do Brasil, as intempéries climáticas e ocorrências epidemiológicas que fustigam o já precário orçamento municipal.
Implantar a Guarda Municipal neste momento foi e está sendo um ato de coragem e competência administrativa, fruto da nossa determinação de dar ao povo de Paranavaí o melhor em termos de serviços públicos, agora estendendo nossas atividades para a área de segurança.
Este processo foi iniciado em 2012, quando as condições eram bem mais favoráveis ao mesmo. Dar continuidade e finalizá-lo é necessário sob pena de perdermos tudo o que foi feito até agora. Embora com sacrifícios, vamos ajustando o orçamento e buscando os recursos necessários para fazer frente às necessidades da cidade, que não são poucas.
Como dizemos no jargão esportivo, "o jogo só termina no apito final". Tenho absoluta certeza que venceremos estes novos desafios que estão no nosso caminho, com planejamento e trabalho dos nossos servidores e deste prefeito que vos serve há 7 anos.
*Rogério J. Lorenzetti, prefeito reeleito de Paranavaí