O Jornal na formação e ensino

Na Semana da Pátria comemoramos a Independência do Brasil, as escolas brasileiras costumam elaborar festividades que lembram a data. Mas nosso olhar deve estar além do Brasil de 1.822 e não buscarmos apenas a perspectiva ufanista, pois muitos eventos ocorreram após aquela data.
Nosso país apresenta muitos problemas sociais, muitos provenientes da má distribuição de renda que atinge principalmente a região Nordeste. Diante desse quadro há uma insatisfação em alguns setores da sociedade, resultando nas manifestações que se espalharam pelo país há um ano.
Tendo como pano de fundo esse quadro, o Colégio Estadual Dr. Caetano Munhoz da Rocha de Nova Aliança do Ivaí optou por direcionar suas atividades para promover ações de reflexão sobre a sociedade brasileira, visando a formação do cidadão crítico, capaz de contribuir para as mudanças tão necessárias a nossa sociedade.
O projeto “Ler para Crescer” do Diário do Noroeste vem ao encontro dessa proposta pedagógica, pois a leitura do jornal auxilia a promoção de debates, bem como o conhecimento dos fatos que ocorrem na nossa região, permitindo ao aluno formar opinião sobre diversos assuntos.
Com os alunos da Sala de Recursos o trabalho com o jornal teve como enfoque o acesso à cidadania através da inclusão social. Sob coordenação da professora Flávia Tatiane Ruiz Braga os alunos utilizaram o jornal para produzir cartazes que destacavam que o Brasil precisa ser de fato país de todos.
Os professores e a equipe pedagógica estão certos de que o país que queremos será formado por todos os brasileiros. Capacitar os estudantes para que possam agir pelo bem da nação é a principal contribuição da escola para nossa pátria.

COLÉGIO SILVIO VIDAL.
Aprendizagem, novos Leitores

Em tempos de internet, celulares e outras interatividades, o jornal na sala de aula é fundamental na formação de novos leitores habituais e mais críticos.
A escola tem enfrentado mudanças intensas na sociedade.
Atualmente vivemos numa era de interação e interatividade crescentes.
A subjetividade aparece em todos os processos de interação do homem com a sua realidade.
Para os alunos tomarem gosto pela leitura do jornal é preciso que eles compreendam que o jornal não é só para “gente grande”.
Eles precisam folhear e observar os diferentes assuntos abordados, certamente, alguns assuntos de esporte, entretenimento, chamarão a atenção.
O primeiro passo é manusear o exemplar para que entendam a importância de uma mídia de comunicação escrita em suas mãos.
O jornal impresso é colocado no mesmo nível das diferentes mídias e dos processos pedagógicos na sociedade através desta importante ferramenta que tem chegado às mãos dos nossos alunos e seus familiares.
O jornal como suporte de ensino – aprendizagem, veiculação e recepção das informações midiáticas nos vários espaços socioeducativos.
Leitura na escola, atividade que tem que ser desenvolvida de uma forma prazerosa como um todo em nossa vida.
Neste contexto vemos o entusiasmo do público infantil a ter interesse pelo jornal, pois o mesmo é trabalhado nas mais diversas e variadas formas, descobrindo assim a preferência dos mais novos leitores.
Estamos criando desta forma não só o gosto pela leitura, proporcionando um ambiente favorável para a escrita.
Alunos se envolvem com o retrato gráfico das letras e de imagens dos exemplares do jornal.
O Diário do Noroeste tem contribuído com temas de grande importância para o desenvolvimento da formação de cidadãos críticos, conscientes, responsáveis, participativos, politizados, transformadores e criadores de sua própria história.
Possibilita ao educador e ao educando enriquecimento do seu universo existencial, inteirando-se com os mais diversos setores da atividade humana, aprendendo a superar desafios.
A leitura é uma fonte de informação inesgotável, transformando sonhos em realidade.
O nosso ser é do tamanho da nossa vontade.

Proverbio Chinês
“Se você tem planos para um ano, plante trigo ou arroz;
Se você tem planos para dez anos plante árvores;
Mas se você tem planos para a vida inteira plante pessoas!”