“O país que nós queremos está nas mãos dos adolescentes”, afirma Lorenzetti

Estudantes do ensino médio e adolescentes atendidos pelas entidades socioassistenciais de Paranavaí desfrutaram gratuitamente de atividades esportivas, recreativas, culturais e de promoção e educação em saúde. As atividades aconteceram na parte da tarde de ontem e contou com a presença de aproximadamente 300 adolescentes.
“O país que nós queremos está nas mãos dos adolescentes”, afirma Lorenzetti, na abertura do Dia do Adolescente, no Sesc.
“O esporte é um meio de incentivo excepcional para os adolescentes. Aprender coisas novas, estar em contato com diversas práticas esportivas, além de fazer bem para a saúde, faz bem para a mente. Aprender com os erros e acertos, vitórias e derrotas fazem do esporte uma ferramenta social grandiosa. Precisamos criar meios que facilitem a vida dos adolescentes e ensiná-los os valores sociais e morais. O país que nós queremos está nas mãos dos adolescentes”, discursou o prefeito.
No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia do Adolescente. E para marcar a data, a coordenação do Programa Saúde do Adolescente de Paranavaí promoveu uma série de atividades especiais que aconteceram no Centro de Esporte e Lazer do Sesc, abrindo a programação da Semana do Adolescente.
“A ideia é mostrar aos adolescentes que eles têm papel importante na sociedade, como formações de opinião, como futuro da nossa comunidade. Durante as atividades sempre trazemos à tona assuntos relevantes para a realidade de mundo em que estes adolescentes estão inseridos hoje”, destaca a coordenadora do Programa da Saúde do Adolescente, Silvânia Maria de Souza.
Entidades como a Guarda Mirim, APAE, Semiliberdade, Centro da Juventude, escolas estaduais, entre outras estiveram com seus alunos presentes no SESC. Durante a próxima semana, de 19 a 23 de setembro, todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) também vão realizar atividades e palestras voltadas especialmente para os adolescentes.
As atividades do Dia do Adolescente estão sendo realizadas de forma intersetorial e são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), através do Programa Saúde do Adolescente, com parceria e envolvimento de todas as secretarias municipais, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, SESC, Ditran, Tiro de Guerra, Vigilância em Saúde e demais entidades envolvidas.