O QUE É MISSA DAS CINCO INTENÇÕES?

As conferências da Sociedade de São Vicente de Paulo devem fazer todos os anos a Santa Missa das Cinco Intenções – no aniversário da Conferência e ou Conselho. O que os vicentinos devem fazer? A resposta está no artigo 68 da Regra (principal documento da SSVP): “Os membros das Conferências devem participar, anualmente, da Celebração Eucarística denominada “Missa das Cinco Intenções”, de preferência na data do aniversário de criação (…)”.
A tradição de celebrar a Missa das Cinco Intenções remota ao ano de 1870. Em uma carta do dia 30 de abril de 1911, o confrade Paulo Calon, presidente internacional da SSVP, na época, relata que tropas italianas ocupavam os Estados Pontifícios e proclamaram a Terceira República. Na França, Napoleão III foi deposto.
Diante dos fatos, um francês que era presidente de uma Conferência obteve do bispo a autorização para promover a Celebração diária da Santa Missa sucessivamente em cada Matriz da Santa Diocese, nas intenções da Igreja, do Soberano Pontífice, da França e da Sociedade de São Vicente de Paulo. Portanto, quatro intenções no início.
Relata ainda o confrade Paulo Calon que quando a paz se instalou na Europa, a ideia da Santa Missa continuou sendo acatada pelo Conselho Geral Internacional da SSVP. Ficou decidido, que cada Conferência da França, como do estrangeiro, deveria participar da Santa Missa.
No Brasil, além de se rezar pela pátria local, a Santa Missa ganhou mais uma intenção, que foi a de relembrar os falecidos Vicentinos.
Ficou assim: 1º) Dos falecidos da SSVP. 2º) Da Santa Igreja Católica. 3º) Do Santo Padre o Papa. 4º) Da SSVP. 5º) Do Brasil.
Sugestões para Celebração da Santa Missa:
1º) Conversar com o vigário paroquial com antecedência de pelo menos cinco semanas: explicar-lhes o que essa Missa significa, quais as cinco intenções e importância que ela representa para a Conferência.
Acertando com o sacerdote, com o encarregado da liturgia a participação ativa dos membros da Conferência nos comentários e leituras da Missa. Ainda, falar com o responsável pelos cânticos de, pelos menos, cantar os hinos de São Vicente de Paulo e Frederico Ozanam.
2º) Outra finalidade importante e objetiva é se divulgar a Conferência Vicentina e convidar a comunidade paroquial para conhecer e colaborar com as campanhas e doações. Elaborar um breve folheto com essa intenção para distribuir no final da Missa.
3º) No local procurar fazer na Igreja as Missas mais participativas da Paróquia.
4º) De comum acordo do Celebrante e equipe de liturgia. Pode ser apresentada a Carta de Agregação, e alguns símbolos da Sociedade.
5º) Fazer o convite da Santa Missa das Cinco Intenções, para as conferências e Conselhos e a comunidade em geral.

CAMPANHA DO QUILO EM TODAS AS MISSAS NA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO. NÃO ESQUEÇAM SUA DOAÇÃO NESTE DOMINGO.

No Lar Vicentino está faltando quase tudo – alimentos, fraldão geriátrico e dinheiro para a manutenção. Nos ajude!!!!

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ginez Romera Plaza Filho – Vicentino