O QUE NOS ESPERA EM 2015
"Ano novo, vida nova" poucas vezes um adágio popular ficou tão atual como este, neste tempo de escassez de recursos que nos espera para o ano que vem.
Quando as pessoas me perguntavam sobre o melhor resultado para a eleição eu respondia, "será um tempo difícil, o que vai variar é o grau das dificuldades, maior com um governo novo menor com a reeleição do atual".
Continuo com a mesma opinião. Ninguém deve achar que a presidente Dilma tem uma varinha mágica para resolver problemas estruturais que estaremos enfrentando.
A aceleração da inflação com o reajuste dos preços administrados do combustível, da energia e dos alimentos pelo clima, o déficit fiscal das contas públicas, as reformas tributária e política entre outros serão problemas de difícil solução que estarão se apresentando logo mais ao início do ano que vem.
Reza outro dito popular que "cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém", nesta linha, o município de Paranavaí inicia medidas de contenção de despesas e apropriação de créditos para manter sua saúde financeira e o ritmo de obras, públicas e privadas, que tem sido a base do nosso desenvolvimento neste período em que estou à frente da administração municipal.
Acredito que passaremos este tempo difícil de forma mais segura que a maioria dos municípios brasileiros do mesmo porte, mas para que isto aconteça será necessário por parte da administração pública e privada da cidade um ajuste fino na contenção de despesas para que possamos ter caixa e manter ritmo de investimentos e negócios.
O nível de emprego deve se manter com as obras de infraestrutura e construção civil que estamos presenciando. Além delas outras medidas que estamos tomando, no sentido de qualificar a mão de obra e incentivar a atividade econômica, protegendo e estimulando principalmente a pequena empresa na parceria com o SEBRAE em um programa chamado Cidade Empreendedora, mais e melhores serviços públicos, principalmente ampliando o atendimento na saúde e educação, serão fatores importantes de fomento ao nosso desenvolvimento.
A ampliação das vagas em novos CMEI’s, conhecidos por creches, liberando as mães para o mercado de trabalho é um fator determinante para melhorar a renda familiar. Estudo divulgado esta semana pelo IBGE mostra que 40,9% da renda das famílias vêm do trabalho das mulheres, ampliando o poder aquisitivo.
Enfim, a definição básica de gestão se resume em planejamento, execução e controle. Aprendi isto com meus professores de administração e exerci por 40 anos de vida profissional esta máxima, respeitando e avaliando números para tomar decisões.
Sigo em frente, buscando fazer o melhor pelo povo da nossa cidade, que depositou confiança na minha capacidade de exercer o honroso cargo de prefeito, consciente que minhas decisões vão impactar a vida de quase noventa mil habitantes da minha amada Paranavaí.