OAB de Paranavaí pede ampliação do prazo para atualização eleitoral

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos, protocolou ontem um requerimento junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O pedido é para a ampliação do prazo para fazer a atualização biométrica.
O prazo para fazer o recadastramento terminou ontem, mas milhares de moradores de Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí e Tamboara não compareceram ao Fórum Eleitoral. A preocupação, disse Santos, é com “os efeitos nefastos que podem ocorrer com a ausência de 14 mil eleitores nos próximos pleitos”.
De acordo com o presidente da OAB de Paranavaí, além de reduzir as possibilidades de eleger políticos que representem a região nas esferas estadual e federal, a ausência dos eleitores afeta diretamente alguns direitos individuais do cidadão.
O requerimento assinado por Santos foi encaminhado ao presidente do TRE-PR, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira. Até a conclusão desta matéria, ainda não havia notícias sobre a possibilidade de prorrogação do prazo.
BIOMETRIA – O chefe de cartório da 138ª Zona Eleitoral de Paranavaí, Cristiano Tomaz de Aquino, informou que as pessoas que não fizeram o recadastramento terão o Título de Eleitor cancelado automaticamente. E não há nova data prevista para regularizarem a situação.
Quem deixou a atualização para os últimos dias precisou ter paciência. Na quinta-feira (10), os atendimentos se estenderam até 20 horas. Segundo Aquino, o tempo de espera de cada eleitor chegou a duas horas.
Na sexta-feira (11) não foi diferente. A fila extensa revelava a quantidade de eleitores que ainda não tinham feito o recadastramento. Foi preciso esperar mais do que duas horas, conforme afirmação do chefe de cartório da 138ª Zona Eleitoral de Paranavaí.
Kauana da Costa, de 27 anos, foi uma das centenas de pessoas atendidas ontem. Ela contou que não conseguiu antecipar a ida ao Fórum Eleitoral por motivos profissionais. Disse que foi cansativo esperar das 9 horas até aproximadamente 14h30, mas valeu a pena. Com a atualização, poderá votar.