Obras de asfalto novo deverão ser concluídas até março de 2017

Até 30 de março de 2017, as obras de pavimentação asfáltica em vários bairros de Paranavaí deverão ser concluídas. A determinação do Ministério das Cidades refere-se aos serviços executados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – etapas um e dois.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Edson Batista, explicou que os trabalhos estão divididos em quatro regiões de Paranavaí: Jardim São Jorge, Vila Operária e zonas Leste e Norte. A maioria, disse, já tem mais de 90% concluídos.
“O PAC trouxe um grande avanço na pavimentação asfáltica”, avaliou. Pelos cálculos dele, o total de obras concluídas ou em andamento representam aproximadamente 50 anos de investimentos.
Batista afirmou que houve atrasos. Desde que as obras tiveram início, em 2012, uma série de fatores influenciou a execução dos serviços. A primeira fase do PAC, por exemplo, que incluiu as regiões do Jardim São Jorge e da Vila Operária, deveria ter sido concluída em 2015.
O secretário citou condições do tempo, com períodos de chuvas fortes e frequentes. Destacou, ainda, a necessidade de fazer reprogramações de serviços e adaptações durante a execução das obras. Por fim, disse que questões financeiras também interferiram.
MINISTÉRIO PÚBLICO – Em março deste ano, a Administração Municipal foi questionada pelo Ministério Público Federal (MPF) por causa de irregularidades nas obras de pavimentação asfáltica executadas a partir de recursos do PAC.
Entre os pontos levantados pelo MPF estavam ausência de caimento adequado, provocando trechos de empoçamento, falta de calçadas, bueiro com tampa quebrada, asfalto desgastado e desnivelado e voçoroca junto à guia e à calçada.
A partir desses questionamentos, uma comissão de avaliação foi formada pela Administração Municipal, para acompanhar as obras do PAC em Paranavaí. Os problemas, garantiu Batista, já estão ou serão resolvidos até o prazo estipulado pelo Ministério das Cidades.