Obras de recuperação de estradas estaduais já estão em andamento

As obras para recuperar trechos de rodovias estaduais no Noroeste do Paraná já começaram. Os principais estragos foram identificados em quatro pontos: PR-218, entre Paranavaí e o Distrito de Graciosa e entre Amaporã e Planaltina do Paraná; na PR-492, em Tamboara; e na PR-494, em São João do Caiuá.
Os danos foram provocados pelas fortes chuvas que caíram sobre a região nos últimos meses e resultaram na interrupção parcial ou total do tráfego. Por isso, a prioridade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é concluir os desvios, para facilitar a passagem dos motoristas.
Nos trechos que ligam Paranavaí a Graciosa e Amaporã a Planaltina do Paraná, por exemplo, os caminhos alternativos deverão estar prontos em aproximadamente 30 dias. O mesmo vale para Tamboara, em relação à liberação total da pista.
A conclusão das obras, de fato, levará mais tempo. A expectativa do gerente regional do DER, Fábio de Souza, é que sejam três meses para terminar os trabalhos na PR-218, entre Paranavaí e Graciosa; dois meses para concluir os serviços entre Amaporã e Planaltina do Paraná; e entre dois e três meses para recuperar a PR-494, em São João do Caiuá.
Souza fez uma estimativa sobre quanto será investido na recuperação dos quatro pontos danificados pelas fortes chuvas: aproximadamente R$ 10 milhões. Segundo ele, da mesma forma que no Noroeste do Paraná, outras regiões do Estado enfrentam problemas provocados pelo grande volume de água.