Obras de saneamento com recursos do PAC 2 devem ter início no primeiro semestre de 2013

As obras de ampliação do sistema de esgoto executadas pela Sanepar em Paranavaí com recursos advindos do PAC 2 (segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento) devem ter início no primeiro semestre de 2013.
A informação é do gerente regional de Paranavaí, Arnaldo Rech.
De acordo com ele, o investimento, cerca de R$ 14 milhões, irá beneficiar aproximadamente 2 mil famílias (cerca de 2 mil ligações prediais estão previstas) sendo, na sua maioria, do Jardim São Jorge.
Ao todo, será aproximadamente 59 mil metros de rede coletora de esgoto implantada no município, o suficiente para elevar a taxa de coleta de esgoto de atuais 81,87% para 88,46%.
O recurso também irá possibilitar a reforma e ampliação de duas estações de tratamento de esgoto localizadas na Vila City e Vila Operária. Os projetos, tanto para a ampliação da rede quanto para a reforma das estações, já estão em fase de conclusão e a licitação, segundo o gerente, deve acontecer já no início de 2013.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA – Além de investimentos no sistema de coleta de esgoto, Rech destaca ainda uma série de investimentos no setor de abastecimento de água que deverão somar quase R$ 4 milhões.
Entre os serviços estão a interligação de poços tubulares profundos no Jardim Santos Dumont, Sumaré e Doutor Siqueira (Vila Paris), substituição da adutora de água tratada, e reforma e recuperação da estação de tratamento de água de Paranavaí.
Para o gerente, esses e outros investimentos recentemente executados pela Sanepar em Paranavaí são fundamentais não só para o esgotamento sanitário como também para a garantia de abastecimento de água na cidade.
Neste sentido, ele destaca o fato do município ter conseguido enfrentar um longo período de seca sem grandes prejuízos para o abastecimento de água local. Segundo Rech, nos quase 60 dias que a cidade ficou sem chuva, não foi registrado nenhum caso grave de falta de água em Paranavaí.
Um dos motivos que contribuiu para que a população não tivesse problemas com falta de água foram melhorias operacionais na adutora do Ribeirão Arara, o que, segundo Rech, permitiu a regularização dos níveis dos reservatórios.
CONSCIENTIZAÇÃO – Por outro lado, o gerente lamenta o fato da maior parte da população ainda não ter respondido às campanhas de racionamento e uso consciente da água durante o período de seca. “Mesmo durante o período de seca, muitas pessoas ainda mantinham o hábito de lavar as calçadas diariamente ou até mais de uma vez ao dia”, conta.
Ele alerta que, mesmo com o retorno da chuva e das baixas temperaturas, o desperdício deve ser evitado e por isso continuará contando com a colaboração da população para que o consumo de água seja feito de forma consciente e com economia.

Confira algumas dicas do uso racional da água tratada: 
Feche a torneira – Uma torneira aberta faz escorrer pelo ralo 20 litros de água por minuto. Ao lavar as mãos ou a louça, não deixe a torneira aberta todo o tempo.
Hora do banho – Seja rápido no banho. Cada 5 minutos embaixo do chuveiro ligado consomem 70 litros de água.
Basta um copo – Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água. Deixar a torneira aberta gasta 20 litros de água por minuto.
Use a vassoura – Antes de lavar a calçada, use vassoura. Jamais use a água da mangueira para “varrer”a sujeira.
Economia – Descargas com válvulas na parede consomem 26 litros de água por vez. Prefira caixas acopladas ao vaso sanitário, que usam 6 litros de água.
Lavando roupa – Junte roupas para lavar todas de uma só vez. Aproveite a água usada no tanque ou na máquina para lavar calçadas.
Tá Pingando! – Os maiores ladrões de água são vazamentos, torneira pingando e descarga desregulada. Faça manutenção regularmente.
Carro limpo – Use baldes, e não a mangueira, para lavar o carro. Seu automóvel fica limpo e a economia pode chegar a 300 litros de água.
Fazendo a barba – Fazer a barba com a torneira aberta o tempo todo gasta 65 litros. Usar água somente para enxaguar torna o consumo inferior a um litro.
Tá na mão – Lavar as mãos com a torneira aberta o tempo todo desperdiça 20 litros de água por minuto. Ao ensaboar as mãos, deixe a torneira fechada.
Reaproveite – A água do último enxágue das roupas, no tanque ou na máquina, pode ser usada para ensaboar tapetes, tênis, cobertores, pisos e calçadas.
Gaste menos -Torneira aberta ao lavar a louça gasta 112 litros. Feche a cuba, encha de água. Ensaboe a louça e enxágue. Assim, o gasto é de 10 litros.
Lixo no lixo – Nunca jogue cigarros, absorventes ou papéis no vaso, porque há maior consumo de água para mandar esse lixo embora.
Viajou? Fechou – Quando viajar, feche o registro do cavalete de entrada de água, evitando desperdícios e vazamentos. (Fonte: Sanepar)