Obras já começaram em colégios estaduais do Noroeste do Paraná

Dos 46 colégios estaduais atendidos pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí, 27 foram contemplados pelo programa Escola 1.000. Nove estão incluídos na primeira etapa: em alguns, as reformas e melhorias já começaram.
Uma iniciativa do Governo do Estado, o programa Escola 1.000 garante repasse de R$ 100 mil para cada unidade de ensino. Os recursos são depositados diretamente na conta bancária do estabelecimento, para custear a execução das obras.
Das nove escolas que participam desta primeira etapa, em sete as reformas e melhorias já começaram. No Colégio Estadual Olavo Bilac, de Amaporã, a previsão é que as obras tenham início na próxima segunda-feira (22).
A diretora Áurea Aparecida Palombo da Silva falou sobre as expectativas que têm em relação ao início dos serviços e aos resultados que as mudanças garantirão para a comunidade escolar de Amaporã.
“Vai melhorar muito”, disse a diretora. Na avaliação dela, tornar o ambiente mais confortável e aconchegante resulta em maior autoestima para alunos, professores e funcionários. Assim, haverá avanços no ensino e na aprendizagem.
Áurea contou que há anos o Colégio Estadual Olavo Bilac enfrenta problemas estruturais: pisos antigos, calhas e forros deteriorados e banheiros em condições ruins. As obras que terão início na próxima semana mudarão esse cenário.
Para fechar a lista de nove colégios da região contemplados na primeira etapa de liberação dos recursos, na próxima semana será feita a assinatura de contrato do Colégio Estadual Santa Inês, no município de Santa Inês.
O PROGRAMA – A escolha das escolas se deu a partir de critérios técnicos que indicaram prioridades entre os estabelecimentos de ensino de todo o Paraná. O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, que está investindo R$ 100 milhões.
Após a conclusão das obras da primeira etapa, outros colégios serão beneficiados. Não há prazo definido para as assinaturas de contratos, já que a autorização para aplicar os recursos depende dos trâmites legais.
NO NOROESTE – Os estabelecimentos do Noroeste do Paraná contemplados no primeiro lote são: Colégio Estadual São Carlos do Ivaí, em São Carlos do Ivaí; Flauzina Dias Viegas, Curitiba e Bento Munhoz da Rocha Neto (Unidade Polo), em Paranavaí; Pedro Viriato de Souza, em Mirador; Dr. Duílio Trevisani Beltrão, em Tamboara; Olavo Bilac, em Amaporã; Marquês de Herval, em Uniflor; e Santa Inês, em Santa Inês.